Necessidades educativas especiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




A gravidez precoce hoje e quase um problema de saúde pública, a medida que aumenta os nas escolas e na sociedade aumenta também o risco de morte em parto, morte prematura de recens-nascidos e principalmrmente aumenta o número de familias destruturadas e de crianças deixadas a mercê dos cuidados dos avôs e até mesmo abandonados, por incapacidade dos progenitores de assustentarem


Desta feita uma intervenção precoce pode ser feita se se introduzir a cadeira de educação sexual no curriculo dos alunos da 6ª Classe e não só, uma vêz que os adolescentes, facilmente influênciaveis, estão propensos a cederem a ‘tentação da carne’ por razões fúteis como a moda, as más companhias a influência da música da televisão e da internet, razão pela qual uma preparação, queacreditamos ser mais profunda e eficaz no ambiente escolar, torna-se urgente uma vez que o desenvolvimento harmonioso de determinado país, passa em primeiro lugar em pôr em destaque o homem como membro activo da sociedade. Importa realçar que a formação do ser humano é um alicerce fundamental para o progresso significativo de qualquer país e não só, portanto a família, a escola e a sociedadedevem estar engajadas na consciencialização cada vez maior dos seus membros e na dinamização de estratégias que possibilitem a diminuição de crianças de rua ou na rua, orfão, mortalidade materno-infantil, indice de desistência escolar entre outros males que a gravidez precoce pode provocar a um cidadão ou a uma sociedade.


A investigação justifica-se pelo interesse social em aprofundarconhecimentos em relação a problemática que o tema levanta, suas propostas, procedimentos e reflexão acerca da importância da educação sexual como medida preventiva da gravidez precoce; e o contributo que a abordagem do tema poderá proporcionar na compreensão deste fenómeno e suas complicações no processo de ensino-aprendizagem dos alunos por ele afectados.
Por outro lado servirá de bibliografiapara outros investigadores que queirão lançar um alerta à sociedade que ainda encara a abordagem do tema como sendo um tabu.




CONCEITOS-CHAVE


Com o intuito de tornar mais clara e compreensível a abordagem eis as palavras que norteiaram a presente investigação :


EDUCAÇÃO SEXUAL


Segundo Figueiró (2001) Educação sexual é o ensino sobre a anatomia e psicologia dareprodução humana e demais aspectos do comportamento que se relacionam ao sexo.


GRAVIDEZ
Segundo o "Site.mol.com" acessado (05/07/2012) Gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião dentro da mulher. Começa quando o espermatozóide do homem fecunda o óvulo e este se implanta na parede do útero e termina no momento do nascimento. Uma gravidez normal dura cerca de 39semanas, ou 280 dias, contando a partir do início do último período menstrual. Às vezes, as mulheres dão à luz antes da data esperada, o que resulta numa criança prematura.


PRECOCE
Segundo este mesmo Site precoce é um dos problemas sexuais mais frequentes nos homens e nos casais, sendo responsável por 40% das queixas encontradas em consultório de terapeutas sexuais. Acontece que a EP é umlugar-comum na juventude, em encontros com parceiros novos ou após algum tempo de abstinência. Quando se estende pela maturidade e se torna presente em mais da metade dos encontros sexuais, torna-se, aí sim, um problema crónico e um Transtorno Sexual.









PROFESSOR
Segundo a Doutora Alba Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para oexercício dessa profissão, requer-se qualificações académicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.
PREVENÇÃO
Segundo Kuehlein (2010) Prevenção é o conjunto de acções que visam evitar a doença na população, removendo os factores casuais, ou seja, visam a diminuição da incidência da doença. Tem por objectivo a promoção...
tracking img