Neanderwin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – FIC
CURSO: TELEMÁTICA
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CÓDIGO: CCT006
PROF.: GLAUCIONOR
ALUNO: CARLOS ALBERTO COSTA JUNIOR
MATRÍCULA: 201201167094


TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA:
Estudo do Processador Neander-X

OBJETIVO:
1) Estudar o processador Neander-X; 2)Pesquisar o que são simuladores.
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
Conhecer a composiçãobásica de um processador; Conhecer as tabelas de representação de caracteres e sua funcionalidade; Entender o que são portas lógicas, instruções e endereços; Desenvolver a competência leitora e a capacidade de localizar informações relevantes do texto para entendimento da mensagem.

DESENVOLVIMENTO:
SEMANAS 1 e 2: Pesquisar as características do processador Neander-X e responder as seguintesquestões:


a) Quantos bits são utilizados para representar uma instrução?
Para se representar uma instrução, precisamos de um ou dois bytes (8 ou 16bits).

b) Quantos bits são utilizados para representar um endereço?
8bits. Desses 8bits, podemos ter 256 posições de endereço.

c) Como são representados os números inteiros negativos?
Através de um complemento, basta utilizar ainstrução NOT. Os números negativos são representados como N (negativo), 1- resultado negativo, 0- resultado não é negativo.

d) Quantas instruções podem existir?
São 16 instruções: NOP, STA, LDA, ADD, OR, AND, NOT, SUB, JMP, JN, JZ, JNZ, IN, OUT, LDI e HLT. Existem ainda 5 pseudo-intruções, que são: ORG, DS, QUE, DB e END.

e) Qual o tamanho máximo de memória endereçável?
O Neander usa uma memóriade 256 posições (endereços) x 8 bits para endereçar (= largura de endereço de 08 bits), logo, ele consegue acessar qualquer endereço do intervalo: 00000000 a 11111111 (em binário); 0 a 255 (em decimal); 0M a FF ( em hexadecimal). Com isso temos a seguinte divisão de memória: Área programada – posição 0M até 7FH / Área de dados – posição 80H até FFH.


f) Quais são os registradores disponíveis?Um registrador de estado com dois códigos de condição: Negativo (N) e Zero (Z). Um registrador de 8bits para servir de acumulador. E outro registrador de 8bits para o PC (registrador – contador).

g) Qual o formato de uma instrução?
Todas as instruções são de 8 bits, sendo que algumas possuem um operando adicional de 8 bits. Em ambos os casos o primeiro byte contém o código da operação nos4 bits de mais alta ordem. Nas instruções com um operando, este ocupa o segundo byte.




























































SEMANAS 3 E 4: Pesquisar a função dos simuladores e comparar o simulador NeanderWin (simulador do processador Neander-X) com outro a sua escolha.

Um simulador, visa facilitar ao máximo asatividades didáticas do professor e o apoio mais completo possível para as dificuldades comuns do aluno. Sendo criado um ambiente integrado para desenvolvimento, que executa em Windows e Linux incluindo: Editor de textos; Montador (assembler); Simulador da arquitetura; Visualizador da memória simulada; Ferramenta de apoio ao aprendizado de instruções; Utilitário para conversões de bases; Simuladorde visor painel de chaves; Gerador /carregador de imagem da memória simulada.

Sendo assim é possível ter diversas experiências práticas com o simulador, buscando nesse processo muito mais que apresentar conceitos teóricos e nomenclaturas, mas conduzir todos a terem uma visão abrangente e em pequena medida, criticar sobre a estrutura e o conjunto de instruções, que permita gerar a curiosidadepara estudos futuros mais aprofundados.

A principal função de um simulador é levar ao usuário a experiência de poder estudar e programar uma linguagem que dependeria de um determinado equipamento físico. O NeanderWin é um simulador que trabalha com a largura de dados e endereços de 8 bits, contém um acumulador de 8 bits (AC), um apontador de programa de 8 bits (PC) e um registrador de estado...
tracking img