Neander-X

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Neander-X é uma extensão da conhecida arquitetura do Processador Neander. Sua arquitetura é muito simples, e o mesmo foi desenvolvido apenas para fins didáticos.


O Neander só possui um modo deendereçamento: o modo direto (absoluto), no qual a palavra que segue o código da instrução contém, nas instruções de manipulação de dados, o endereço de memória do operando. Nas instruções de desvio,esse endereço corresponde à posição de memória onde está a próxima instrução a ser executada.

Devido à essa limitação do Neander, houve a necessidade de estender o conjunto de instruções damáquina original para incluir alguns detalhes à arquitetura, surgindo, então, o Neander-X, que possui as seguintes características:

a) utiliza 8 bits para representar uma instrução;
b) utiliza 8 bitspara representar um endereço;
c) representa os números inteiros negativos como: N (negativo), 1- resultado negativo; e 0- resultado não-negativo;
d) podem existir 16 instruções;
e) são usados 256endereços de memória, com 8 bits cada, sendo capaz de acessar qualquer endereço dos intervalos: 00000000 a 11111111 (binário), 0 a 255 (decimal) e 0M a FFH (hexadecimal). Com isso, temos a seguintedivisão de memória: posição 0M a 7FH: área programada; posição 80H a FFH: área de dados;
f) utiliza apenas um registrador de estado, com dois códigos de condição: negativo (N) e zero (Z);
g) de acordo como formato da instrução, uma linha pode conter alguns dos seguintes elementos: um rótulo, um operador ou uma pseudoinstrução, um operando opcional e comentários. Linhas vazias são permitidas. Intruçõescom 1 byte: NOP e NOT; instruções com 2 bytes: STA, LDA, ADD, OR, AND, JMP, JN e JZ.

Outras características do Neander-X:
• A carga de dados imediatos no acumulador, simplificando operações deatribuição de dados;
• Um novo modo indireto de endereçamento, possibilitando exercitar as noções de indexação e ponteiros – que são básicas para entendimento de qualquer estrutura básica de...