NE8730LabApostila ISE XILINX

7827 palavras 32 páginas
Centro Universitário da FEI
Engenharia Elétrica

PROJETO DE SISTEMAS
DIGITAIS UTILIZANDO FPGAs

Prof. Edson Lemos Horta

Fevereiro 2008

1/51

1 Introdução aos Circuitos Integrados para Aplicações Específicas (Application Specific
Integrated Circuits – ASICs)
Para melhorar o seu desempenho no mercado, mais e mais fabricantes têm procurado aumentar muito o nível de integração dos componentes eletrônicos em seus produtos (usando um menor número de CIs, com cada CI realizando funções mais elaboradas). Com os CIs integrando funções cada vez mais complexas, os projetistas foram encontrando grandes dificuldades para definir blocos de lógica padronizados que implementassem estas funções. Destas dificuldades surgiram os ASICs ("Application Specific Integrated Circuits"-Circuitos Integrados para Aplicações
Específicas). Com estes integrados muitos benefícios foram proporcionados aos projetistas.
Com a utilização de um ASIC, a eficiência de um projeto aumenta muito, devido à especificidade do mesmo, ou seja, o projeto tem por objetivo atender apenas às necessidades do produto. Não é preciso escolher CIs que tenham certas características não aproveitáveis para o produto que, em muitos casos podem até comprometer o desempenho ou o custo do mesmo. Com isto, obtém-se uma adequação da função do CI ao projeto ótimo do sistema.
Outra vantagem muito importante que os ASICs proporcionam é o uso eficiente da placa de circuito impresso (PCI). Isto se deve ao fato destes componentes conseguirem integrar muitos CIs convencionais e reduzirem o tamanho da PCI.
Além disso, com a complexidade dos sistemas digitais aumentando, cada vez mais componentes são necessários na placa de circuito impresso, o que aumenta a taxa de falhas do sistema como um todo. Um produto construído com ASICs consegue reduzir drasticamente este número, obtendo uma confiabilidade mais alta.
As opções de ASICs disponíveis atualmente no mercado são:
a) "Gate Arrays";
b) "Standard Cells";
c) "Full Custom";
d) PLDs

Relacionados