ndsdbnfk.

448 palavras 2 páginas
Guerra Civil Espanhola

Realizado por: Mafalda Silva nº16 9ºB

Índice

Implementação da república………………………………pag.3
Guerra civil…………………………………………………pag.4
Reacção dos países vizinhos……………………………….pag.7

Implementação da República

Durante a I Guerra Mundial, Espanha manteve-se neutral, no entanto na década de 20, no século XX, viveu várias crises políticas.
Em 1923, o general Primo de Riveira instaurou uma ditadura militar através de um golpe de estado que contou com a cumplicidade do rei Afonso XIII (avô do actual rei de Espanha, Juan Carlos).
Primo de Riveira teve de se exilar e o rei teve de abdicar o trono, porque apesar das reformas empreendidas, o autoritarismo do governo fez crescer impopularidade. A 14 de Abril de 1931, foi proclamada república.
Os republicanos também não conseguiram pôr fim à agitação social e nem à instabilidade política, apesar de terem tomado várias medidas políticas e sociais.
A frente popular, constituída por socialistas, comunistas e outros republicanos de esquerda, em 1936, venceu as eleições. As forças conservadoras não aceitaram e instauraram um clima de violência no país. Contribuíram para esse clima de terror, as ocupações de terras e fábricas e os ataques do clero.

Guerra Civil

Ocorreu uma revolta militar que contou com o apoio de monárquicos, católicos e fascistas, a 18 de Julho de 1936.
O general Franco foi escolhido para liderar a Junta de Defesa Nacional, em Setembro.
Era o início da Guerra Civil.
Os revoltosos, auto-proclamados nacionalistas, contaram com o apoio de grande parte do exército espanhol e com a ajuda militar de Itália, da Alemanha e de Portugal, as forças republicanas foram apoiadas pela URSS e por brigadas de voluntários de vários países

Relacionados