NDICE DE ACIDENTES NA EMPRESA AZUL LINHAS A REAS

Páginas: 11 (2676 palavras) Publicado: 26 de junho de 2015
ÍNDICE DOS ACIDENTES NA EMPRESA AZUL LINHAS AÉREAS

 
Polyana Souza Lima e Uedson Guimarães Batista
Prof. Eliane Dutra 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI 
Bacharelado em Segurança no Trabalho (SEG0303)- Segurança no Trabalho 
14/02/15 
 
RESUMO 


A empresa Azul Linhas Aéreas, criada em 2008 e com apenas 07anos em atividade no mercado de aviação civil, possui bons números decrescimento em clientes, aeronaves, destinos e participação na economia do País. O primeiro registro de acidente foi realizado em 2009, e até o período de 2014, com percentuais oscilantes, totalizam-se 19 acidentes/incidentes, sem vítimas fatais. Alguns fatores podem contribuir para a redução dos acidentes aéreos, entre eles, está à utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual,controle do Elemento Humano, treinamento dos profissionais e monitoramento da Agência Nacional de Aviação Civil. E como o Brasil é um país em desenvolvimento, as empresas de transporte aéreo têm a tendência em um crescimento progressivo, essa evolução faz determinar a necessidade de maiores investimentos no setor Segurança do Trabalho, como forma de prevenção da saúde dos trabalhadores e de todos ospassageiros, a redução do índice de acidentes é o reflexo da qualidade dos serviços prestados.


Palavras-chave: Azul Linhas Aéreas; Acidentes; Índice. 
 

1 INTRODUÇÃO 


Desde a menor até a maior organização, e independente do grau de investimento ou lucro de ambas, há um fato preocupante em comum, a existência dos riscos de acidentes no ambiente laboral. É dentro dessa igualdade negativa que aSegurança do Trabalho atua com o objetivo de redução dos riscos que venham a vulnerabilizar a saúde dos trabalhadores.

Dentro da área de Segurança, o risco pode ser conceituado como uma combinação da probabilidade de ocorrência e da consequência de um determinado evento perigoso (SEGURANÇA DO TRABALHO, 2014).

Os acidentes de trabalho ocorridos na empresa devem ser comunicados ao InstitutoNacional do Seguro Social (INSS) através da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT). A emissão da CAT se destina ao controle estatístico e epidemiológico junto aos órgãos Federais e visa, principalmente, à garantia de assistência acidentária ao empregado junto ao INSS ou até mesmo de uma aposentadoria por invalidez. Por sua vez, o Ministério do Trabalho e do
Emprego (MTE), através da FUNDACENTRO,recebe, trata e divulga as fichas de acidentes com o objetivo de avaliar e comparar a eficácia da prevenção de acidentes nos setores da economia dos municípios, estados e do país (REDE E TEC, 2009).


Segundo a CIPA (2015): “Acidente do Trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa a morte ou a perda, ouredução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho”.

Saber a quantitatividade dos acidentes ou incidentes em todos os períodos que os ocorrem é extremamente necessário para obtenção de informações sobre suas causas, onde possa gerar uma melhor avaliação sobre a tendência dos acontecimentos e prever consequências possivelmente evitáveis. Assim, a utilização de técnicas estatísticas é umaferramenta positiva para iniciar as ações necessárias.

O QUE É UM INCIDENTE DE TRABALHO? É quase um acidente de trabalho. É uma ocorrência imprevista e indesejada que pode gerar dano pessoal, material, ambiental e comprometimento da continuidade operacional, ou seja, é uma ocorrência que pode gerar o acidente de trabalho.Cada trabalhador ou contratado, é responsável por zelar pela sua integridadefísica e de seus colegas, cabendo a si as ações necessárias para a prevenção de qualquer tipo de perda no âmbito das suas atividades profissionais e a comunicação dos incidentes ocorridos em sua área de atuação (SEGURANÇA DO TRABALHO, 2012).


A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AZUL Linhas A Reas Brasileiras
  • AZUL Linhas A Reas Brasileiras
  • Empresa azul linhas aéreas
  • Linha azul
  • Linha azul
  • Gol Linhas A reas
  • Azul linhas aéreas
  • Azul linhas aereas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!