Ncubadoras de empresas e incubadoras de cooperativas: o papel no desenvolvimento socieconômico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 87 (21611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

NAONE MANUEL GARCIA

INCUBADORAS DE EMPRESAS E INCUBADORAS DE COOPERATIVAS: O PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIECONÔMICO

VITÓRIA 2009

NAONE MANUEL GARCIA

INCUBADORAS DE EMPRESAS E INCUBADORAS DE COOPERATIVAS: O PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIECONÔMICO

Monografia apresentada aoCurso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas.

VITÓRIA 2009

NAONE MANUEL GARCIA

INCUBADORAS DE EMPRESAS E INCUBADORAS DE COOPERATIVAS: O PAPEL NO DESENVOLVIMENTO SOCIECONÔMICO

Monografia apresentada ao Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo comorequisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas. Orientador: Profª. Drª. Angela Maria Morandi.

Aprovada em 02 de dezembro de 2009.

COMISSÃO EXAMINADORA

____________________________________________ Profª. Drª. Angela Maria Morandi Universidade Federal do Espírito Santo Orientadora

___________________________________________ Me. João Vicente Pedrosa MoreiraSEBRAE/ES

___________________________________________ Profº. Me. Celso Bissoli Sessa Universidade Federal do Espírito Santo

AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, por ter me dado a saúde e a paz de espírito necessário a um bom andamento do trabalho realizado; Aos meus pais e irmãos, por terem me apoiado em todos os momentos que precisei, em todos os sentidos, inclusive acadêmicos; A CJA, que meproporcionou conhecer pessoas que foram colegas de trabalhos em alguns momentos e grandes amigos no resto do tempo, e pela experiência profissional e pessoal adquirida dentro dessa maravilhosa Empresa Júnior; As amizades feitas no curso de Ciências Econômicas da UFES, que me proporcionaram diferentes conhecimentos através de diferentes pontos de vistas; A Banca Examinadora, por ter aceitado o convitede participar dessa comissão e por terem despendido do seu tempo para avaliarem meu trabalho e minha apresentação; A professora Angela Maria Morandi, pela orientação nessa monografia, pelo trabalho conjunto em diversas oportunidades, e pela alegria que ela nos proporciona quando a vemos trabalhando, pois enxergamos nesses momentos uma profissional que faz aquilo que ama, e isso não tem preço; ATecVitória, por ter feito o planejamento estratégico da JuniorES, me permitindo conhecer uma incubadora de perto, e assim me motivando a fazer esse trabalho; Aos gerentes e funcionários de incubadoras, que atenderam quando foram solicitados e deram enorme contribuição a construção desse trabalho; A ITEES UFES, por todo o plural aprendizado obtido enquanto bolsista dessa incubadora. Aprendizado esseque veio de cada conversa e debate com as brilhantes mentes que lá transitam; A Samira, por todo o carinho, confiança e apoio em todos os momentos de dificuldades durante a caminhada desse trabalho;

Grato.

RESUMO
Apresenta o conceito de incubadoras de empresas e incubadoras de cooperativas, e se propõe a identificar o impacto desses agentes no desenvolvimento socioeconômico da região ondeatuam. Primeiramente são apresentados os diversos tipos de incubadoras existentes, seus modelo operacionais e formas de atuação. Posteriormente é dada uma atenção especial às incubadoras tecnológicas de cooperativas populares – ITCPs - que vêm apresentando grande crescimento. Após as exposições conceituais, trabalha-se com os objetivos esperados e os resultados alcançados pelas incubadoras, paraque a partir dessas informações seja possível analisar o impacto das incubadoras no cenário socioeconômico. Por fim, são apresentados resultados alcançados através de pesquisas feitas com seis incubadoras brasileiras de quatro estados diferentes. Palavras chave: incubadoras, desenvolvimento socioeconômico, ITCP.

ABSTRACT
Following the presentation of the concept of business incubators and...
tracking img