Nbr 5410

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição

Esta norma define termos relacionados a instalações de baixa tensão, permanentes ou temporárias, de utilização de energia elétrica, em edificações para uso residencial, comercial, industrial, em locais de afluência de público e outros locais equivalentes.

Componentes da instalação
São os itens da instalação: Acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos (de geração,conversão, transformação, transmissão, armazenamento, distribuição ou utilização de eletricidade), maquinas, conjuntos ou segmentos da instalação.


Quadro de distribuição principal (QDP).
Primeiro quadro de distribuição após a entrada elétrica na edificação.

Proteção contra choques elétricos
Elemento condutivo: elemento constituído de material condutor que pertence ou não a instalação, mas quenão é destinada a condução de corrente elétrica.
Proteção básica: é o impedimento de contato com as partes vivas do circuito
Proteção supletiva: proteção por meios de barreiras contra choques elétricos quando partes condutivas tornam-se vivas (energizadas).
Proteção adicional: proteção contra situações de maior risco em que os perigos do choque elétrico são graves.
Proteção a correntediferencial residual: O dispositivo DR (Diferencial Residual) protege as pessoas e os animais contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto (causado por fuga de corrente). Ao detectar uma fuga de corrente na instalação, o Dispositivo DR desliga o circuito imediatamente.
Contato direto
A pessoa toca um condutor eletricamente carregado que está funcionando normalmente.
Contatoindireto
A pessoa toca algo que normalmente não conduz eletricidade, mas que se transformou em um condutor acidentalmente (por exemplo, devido a uma falha no isolamento).

Selv (do inglês "separated extra-low voltage"): é um sistema de extra baixa tensão que é eletricamente separada da terra de outros sistemas e de tal modo que a ocorrência de uma única falta não resulta em risco de choque elétrico.Pelv (do inglês "protected extra-low voltage"): é um sistema de extra baixa tensão que não é eletricamente separado da terra, mas que preenche, de modo equivalente, todos os requisitos se um selv.

O circuito selv não tem qualquer ponto aterrado nem massas aterradas. Os circuitos pelv podem ser aterrados ou ter massas aterradas.

Dependendo da tensão nominal do sistema selvou pelv e das condições de uso, a proporção básica é proporcionada por:

- Limitação da tensão.

- Isolação básica ou uso de barreiras ou invólucros.

- Condições ambientais e construtivas em que o equipamento está inserido.

Assim as partes vivas de um sistema pelv não precisam necessariamente ser inacessíveis, podendo dispensar isolação básica,

Proteção contrachoques elétricos e proteção e proteção contra sobre tensões e perturbações eletromagnéticas

Equipotencialização: procedimento de interligação de elementos visando o equilíbrio desejado. É usado na proteção contra choques elétricos e na proteção contra sobretensões e perturbações eletromagnéticas.

Barramento de equipotencialização principal (BEP): barramento destinado a servir de via deinterligação de todos os elementos e fica localizado próximo do ponto de entrada.

Barramento de equipotencialização local (BEL): barramento suplementar destinado a servir de via de interligação de todos os elementos.

Equipamento de tecnologia da informação (ETI): Equipamento concebido para receber, processar e reproduzir os resultados desses dados (executando cálculos, registrando earquivando). Abrange muitos equipamentos, como, por exemplo: computadores, equipamentos de telecomunicação, sistemas de alarme e de controle de automação.


Linhas elétricas

Linha (elétrica) de sinal: linha usada para trafego de sinais eletrônicos de telecomunicações, intercambio de dados, de controle de automação.

Linha externa: linha que entra ou sai do imóvel seja ela de energia, de sinal, de...
tracking img