Nbr 13544

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de aplicação de NR na empresa de fabricação de iogurte

Tatiane Magalhães Bastos
Processo de Fabricação do Iogurte
O processo de fabricação do iogurte envolve muita tecnologia e ingredientes de qualidade. Estudos da bioquímica do leite chegaram ao processamento desse produto. A produção do iogurte tem início na seleção das matérias primas, como o Leite, Leite em pó e açúcar, que sãode alta qualidade. Após esta fase o processamento, que é dividido em várias etapas, começa:

Mistura
Padronização de leite no teor de gordura desejável e adição de todos os ingredientes ao leite, em um tanque hermético, que não permite a entrada de qualquer corpo estranho e/ou bactérias indesejável. Misturam-se, em diferentes tanques, iogurtes Light (0% de gordura e sem adição de açúcar) eiogurtes com gordura (cremosos ou líquidos).

Homogeneização
A mistura dos produtos com Gordura passa por um equipamento chamado Homogeneizado o qual trabalha a alta pressão, sendo assim homogeneizado com o objetivo de reduzir o tamanho dos glóbulos de gordura e obter no, produto acabado, uma consistência lisa e cremosa.

Pasteurização
Um equipamento chamado de pasteurizador, aquece toda amistura do iogurte a uma temperatura suficiente para eliminar todas as bactérias indesejáveis que possam estar presentes na mistura.

Fermentação
A lactose (o açúcar do leite) é transformada em ácido láctico que será o agente da coagulação do leite. São usadas duas bactérias para a transformação da Lactose em ácido lático: Lactobacilos bulgaricus e Streptococcus thermophilus . A fermentação ocorre auma temperatura de 42 a 43ºC durante aproximadamente 4 horas. Neste tempo, a formação de acidez e aroma é monitorada.

Resfriamento
Quando o produto atinge a acidez desejada ele é resfriado e enviado a outro tanque hermético tomando-se todo cuidado para que nenhuma das características até então obtidas sejam perdidas.

Adição de base frutas
O produto recebe a polpa de frutas ou pedaços defrutas de acordo com suas características.

Embalagem
O iogurte é embalado em máquinas de alta tecnologia sem nenhum contato manual, mantendo-se assim toda a sua qualidade e frescor.

Conservação
A temperatura ideal para conservação do iogurte varia de 1 a 10ºC e seu tempo de validade é de 35 dias.

Todas as etapas de fabricação são acompanhadas cuidadosamente pelos técnicos do Controle deQualidade e os produtos finalizados só serão liberados para o Consumidor após sua aprovação.

SETORIZAÇÃO

Administração

Cargos e número de funcionários:

Recepção - 3

secretaria/ RH - 6

financeira - 6

venda - 10

Setor de qualidade

Controle de qualidade - 5

pasteurização - 3

análise bacteriológica - 3

Setor de produção

Produção - 18

Adição de frutas - 3Adição de vitaminas - 3

Processo final

Embalagem - 21

Estocagem - 10

Distribuição - 9

NR 1- Disposições gerais

 

Cabe ao empregador

 

Elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho e órgão competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar toda a atividade.

Fornecer uniforme adequado

Fornecer EPI

Fornecer treinamento adequado

Mantero ambiente limpo

 

                                  Cabe ao empregado

 

Vestir o uniforme corretamente e mantê-lo limpo

Vestir e utilizar o EPI permanentemente

Executar de acordo com que foi treinado

Limpar diariamente os setores de máquinas

 

 

NR 2 - Inspeção prévia

 

       Todo estabelecimento novo antes de iniciar suas atividades deverá solicitaraprovação de suas instalações ao órgão regional do MTB.

       O órgão regional do MTB, após realizar inspeção prévia, emitirá o certificado de aprovação de instalação - CAI conforme modelo anexo abaixo:

       O órgão regional do MTB, após realizar inspeção prévia, emitirá o certificado de aprovação de instalação - CAI conforme modelo anexo abaixo:

MINISTÉRIO DO TRABALHO
SECRETARIA DE...
tracking img