Nbr 10126

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1947 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Norma NBR 10126 - Cotagem em Desenho Técnico.

Objetivo: Na execução de todos os desenhos técnicos sejam de detalhes ou montagem os conceitos sobre cotagem estão contemplados nesta norma.

Documentos complementares: Para melhor aplicação desta norma, teremos como pré requisito o conhecimento das normas NBR 8402 – Caligrafia Técnica, NBR 8403 – Tipos de Linhas aplicadas nos desenhos técnicos eNBR 10067- Princípios gerais para representação gráfica em desenho técnico.
Definições: Para melhor aplicação desta norma adotamos por definição a Cotagem e a sua Aplicação.
Cotagem: Na Representação gráfica destacamos característica de cada elemento, através da aplicação de linhas, simbologia especifica notas e valores numéricos em unidade de medida, aqui no Brasil mm.
A cotagem pode ser:funcional, não funcional, auxiliar e elemento.
Funcional é quando se faz necessária para mostrar a função ou local de um objeto a ser representado.







Não funcional é quando não se faz necessária para o funcionamento de um objeto.







Auxiliar é quando será fornecida somente como informação, ela não influencia em operações de produção e de inspeção; é decorrente de outrosvalores aparentes no desenho ou documentos e nela não se aplica tolerância.







Elemento é quando define uma das partes que caracteriza um objeto, por exemplo, superfície plana, cilíndrica, um ressalto, um rebaixo, um filete de rosca, uma nervura, uma ranhura, um contorno, etc.
Produto acabado
É o objeto finalizado para montagem ou serviço, com uma configuração a ser executada de acordocom a representação gráfica. Este produto pode ser também uma fase pronta para posterior aplicação em um processo (por exemplo: um produto estampado, fundido ou forjado).
Aplicação
As cotas deverão ser aplicadas conforme será mostrado a seguir.
A cotagem para demonstrar um detalhe de uma peça ou componente, visível e completa, deverá ser representada diretamente na representação gráfica.
Acotagem deverá ser localizada na vista principal ou corte que represente nitidamente o elemento.
Desenhos de detalhes devem ser elaborados sempre com a mesma unidade (por exemplo, milímetro) para todas as cotas sem emprego de símbolo. Caso seja preciso, para evitar dificuldade de entendimento, o símbolo da unidade que predomine para uma representação gráfica deve ser colocado na legenda.
Quandohouver necessidade de usar outras unidades como parte de especificação do desenho (por exemplo, N.m. para torque ou KPa para pressão), o símbolo da unidade adequada deve ser indicado com o valor.
Colocar as cotas necessárias para dimensionar um produto acabado ou um objeto. Deve-se evitar mais de uma cota para designar um produto acabado ou um objeto. Podem-se aplicar exceções: quando tivermos decotar um estágio intermediário do processo (por exemplo: o tamanho de um objeto antes de aplicarmos um tratamento superficial de cementação e acabamento superficial); onde for mais vantajoso a adição de uma cota auxiliar.
Métodos de inspeção e ou processos de fabricação não deverão ser especificados, exceto quando forem necessários para garantir o bom funcionamento ou troca de objetos.
A cotagemfuncional deverá ser cotada diretamente no desenho.




Em ocasião especial a cotagem funcional escrita indiretamente é justificada ou necessária. A figura maior abaixo mostra a cota funcional escrita indiretamente, mantendo as condições necessárias dimensionadas na figura menor.









A cotagem não funcional deve ser localizada de forma mais adequada para produção e inspeção.Métodos de execução
Elementos de cotagem
Incluem a linha auxiliar, linha de cota (NBR 8403) limites de cota e a cota. Alguns elementos de cotagem serão demonstrados a seguir.





Linhas auxiliares e cotas
São desenhadas como linhas estreitas contínuas, conforme NBR 8403, mostradas também a seguir.







Linha auxiliar deve ter ligeiro prolongamento alem da respectiva linha de...
tracking img