Nbeg-as cobtas nacionais job

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução 1
Contabilidade Nacional 2
Objectivos da Contabilidade Nacional 2
Principais indicadores Macroeconómicos 2
Calculo das contas nacionais 4
Balança de Pagamentos 5
Conclusão 8

Bibliografia 9

Introdução
No presente trabalho irei falar sobre as contas nacionais e sobre o balanço de pagamento.

Contabilidade Nacional 
É uma técnica que se propõe apresentarsob uma forma quantificada um quadro conjunto da economia de um país durante um determinado período de tempo, normalmente um ano.
A Contabilidade Nacional é um instrumento estatístico que procura fornecer uma representação sintética da realidade económica de um país, o que se torna indispensável a todos os responsáveis das decisões económicas, tanto os poderes políticos como as empresas.   Objectivos da Contabilidade Nacional:
. Medir a actividade económica - normalmente durante um ano e em cada país, e fornece-nos valores para calcular indicadores como consumo, produção, rendimento, investimento, etc.
. Fazer previsões de carácter económico - todos os governos, em tomada de decisões para evitar ou minimizar crises económicas.
. Tomar decisões económicas mais fundamentadas - tem aver com as medidas de recursos implementadas pelo Estado para suprir eventuais causas (ex. aumento dos impostos, directos ou indirectos).
. Efectuar comparações no tempo e no espaço - permite analisar os diferentes agentes macroeconómicos: produto, rendimento e despesa. A análise destes faz-se entre países a nível mundial ao longo dos anos.
Para pôr em prática a Contabilidade Nacional, existeminstituições responsáveis pela contabilização da mesma Contabilidade Nacional. Por um lado, o INE (Instituto Nacional de Estatística) que é responsável pelas contas não-financeiras, sendo que por outro lado, o Banco de Portugal é responsável pelas contas financeiras.

Principais indicadores Macroeconómicos

PIB e PNB
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) detodos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado de tempo. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objectivo de mensurar a actividade económica de uma região.
Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermédios. Isso éfeito com o intuito de evitar o problema da múltipla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duplamente na soma do PIB.
O PNB é a riqueza criada à custa do contributo dos factores que são propriedade das unidades residentes quer esse contributo tenha ocorrido no território económico quer fora dele.
Fórmula para cálculos do PIB: 
A fórmula clássica paraexpressar o PIB de uma região é a seguinte: PIB=C+I+G+X-M, onde: C é o consumo privado, I é o total de investimentos realizados, G representa gastos governamentais, X é o volume de exportações e M é o volume de importações. Tendo I igual à formação bruta de capital fixo (FBCF) mais a variação de existências (VE), temos:  PIB=C+FBCF+VE+G+X-M
PIB e PNB (produto nacional bruto): as diferenças
O PIB diferedo produto nacional bruto (PNB) basicamente pela renda líquida enviada ao exterior (RLEE): ela é desconsiderada no cálculo do PIB, e considerada no cálculo do PNB, inclusive porque o PNB é gerado a partir da soma do PIB mais entradas e saídas de capital. Esta renda representa a diferença entre recursos enviados ao exterior (pagamento de factores de produção internacionais alocados no país) e osrecursos recebidos do exterior a partir de factores de produção que, sendo do país considerado, encontram-se em actividade em outros países. Assim (e simplificadamente), caso um país possua empresas actuando em outros países, mas proíba a instalação de transnacionais no seu território, terá uma renda líquida, enviada ao exterior, negativa. Pela fórmula: PNB = PIB - RLEE
PIL
A diferença entre o...
tracking img