Nbcta 500

INTRODUÇÃO




O CFC – Conselho Federal de Contabilidade, em razão da necessidade de adequação da estrutura das NBC – Normas Brasileiras de Contabilidade, visando dar continuidade aoalinhamento aos padrões internacionais, veio em 2009 a iniciar uma série de modificações na estrutura de suas normas. As NBC editadas pelo CFC devem seguir os mesmos padrões de elaboração e estilo utilizadosnas normas internacionais e compreendem: as Normas propriamente ditas, as Interpretações Técnicas, os Comunicados Técnicos, e o Código de Ética Profissional do Contabilista.
As NBCclassificam-se em Profissionais e Técnicas, onde a primeira estabelece preceitos de conduta profissional, já a segunda, padrões e procedimentos técnicos necessários para o adequado exercício profissional.Existem diversas Normas classificadas em Profissionais e Técnicas. Neste trabalho iremos abranger a NBC TA – Norma Técnica de Auditoria Independente, que são as Normas aplicadas à Auditoria convergentescom as Normas Internacionais de Auditoria. Essas normas proporcionam orientação e referência para auditores independentes.
A auditoria contábil é uma opinião sobre a validade das informaçõescontábeis, relativas ao exercício da sociedade empresária, assegurando a credibilidade das informações das peças contábeis e a integridade do patrimônio, visando a minimização dos riscos operacionais,fiscais, societários, ambientais, trabalhistas, previdenciários, sistêmicos do mercado e outros, através de técnicas específicas.
É possível estruturar o trabalho do auditor em três grandes etapas:planejamento, execução e relatório. Neste trabalho trataremos da segunda etapa: a fase de execução dos trabalhos.
As principais normas do CFC – Conselho Federal de Contabilidade que tratam dessa fasesão: a NBC TA 330, que trata dos testes de auditoria; e a NBC TA 500, que fala sobre evidências de auditoria e a NBC TA 501, que dispõe sobre especificidades para a obtenção de evidências de...