Nbcta 500

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




O CFC – Conselho Federal de Contabilidade, em razão da necessidade de adequação da estrutura das NBC – Normas Brasileiras de Contabilidade, visando dar continuidade ao alinhamento aos padrões internacionais, veio em 2009 a iniciar uma série de modificações na estrutura de suas normas. As NBC editadas pelo CFC devem seguir os mesmos padrões de elaboração e estilo utilizadosnas normas internacionais e compreendem: as Normas propriamente ditas, as Interpretações Técnicas, os Comunicados Técnicos, e o Código de Ética Profissional do Contabilista.
As NBC classificam-se em Profissionais e Técnicas, onde a primeira estabelece preceitos de conduta profissional, já a segunda, padrões e procedimentos técnicos necessários para o adequado exercício profissional.Existem diversas Normas classificadas em Profissionais e Técnicas. Neste trabalho iremos abranger a NBC TA – Norma Técnica de Auditoria Independente, que são as Normas aplicadas à Auditoria convergentes com as Normas Internacionais de Auditoria. Essas normas proporcionam orientação e referência para auditores independentes.
A auditoria contábil é uma opinião sobre a validade das informaçõescontábeis, relativas ao exercício da sociedade empresária, assegurando a credibilidade das informações das peças contábeis e a integridade do patrimônio, visando a minimização dos riscos operacionais, fiscais, societários, ambientais, trabalhistas, previdenciários, sistêmicos do mercado e outros, através de técnicas específicas.
É possível estruturar o trabalho do auditor em três grandes etapas:planejamento, execução e relatório. Neste trabalho trataremos da segunda etapa: a fase de execução dos trabalhos.
As principais normas do CFC – Conselho Federal de Contabilidade que tratam dessa fase são: a NBC TA 330, que trata dos testes de auditoria; e a NBC TA 500, que fala sobre evidências de auditoria e a NBC TA 501, que dispõe sobre especificidades para a obtenção de evidências deauditoria.
Segue no decorrer do trabalho mais detalhadamente o que rege a NBC TA 500 e 501.
1 NBC TA 500 – EVIDÊNCIA DE AUDITORIA

Esta Norma é aplicável a auditoria de demonstrações contábeis para períodos iniciados em ou após 1º. de janeiro de 2010, de acordo com a Resolução CFC Nº. 1.217/09
Segundo a NBC TA 500, na fase de execução, o auditor deve definir e executar procedimentos deauditoria que permitam a obtenção de evidência de auditoria apropriada e suficiente que lhe possibilitem obter conclusões razoáveis para fundamentar a sua opinião.
Sabe-se que o desempenho de qualquer atividade requer a utilização de ferramentas adequadas para o trabalho, na auditoria independente isso não é diferente. O auditor deve dispor de um conjunto de ferramentas que lhe possibiliteformar uma opinião, com fatos e informações suficientes, pertinentes e fidedignas.
Sendo assim a evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião.
Notas fiscais, faturas, manuais de operação da empresa, cálculos desenvolvidos pelo auditor, laudos de especialistas, conciliação entre contas contábeis eextratos bancários, entrevistas com funcionários da empresa, confirmações com clientes, pareceres de advogados são exemplos de evidências de auditoria.
Dessa forma, cabe ao auditor identificar e atestar a validade das afirmações contábeis por intermédio dos procedimentos adequados a cada situação, na extensão e profundidade que cada caso requer, até a obtenção das provas materiais (evidências) quecomprovem a afirmação analisada.
Por exemplo, se as demonstrações contábeis afirmam que o saldo bancário da entidade é de R$ 100 mil no final do exercício, compete ao auditor obter evidências de que essa afirmação é verdadeira, como verificar o extrato bancário da empresa junto ao banco.


1.1 EVIDÊNCIA DE AUDITORIA APROPRIADA E SUFICIENTE


A suficiência e adequação da evidência...
tracking img