Nbcta 200

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NTRODUÇÃO


O termo Auditoria é definido como uma análise sistematizada das demonstrações financeiras da entidade. Este é o sentido mais simples para se dar à auditoria, porém, sabe-se que existe muito mais do que esta definição em volta da sua função.
Um dos ramos da Contabilidade, a Auditoria tem a função de examinar cuidadosamente e sistematicamente as atividades desenvolvidas emdeterminada empresa, e seu objetivo é averiguar se estas estão de acordo com as disposições estabelecidas, se foram implementadas com eficácia e se estão em conformidade com seus objetivos.
Além de suas definições, a auditoria tem suas regras e normas, que estão anexas às Normas Brasileiras de Contabilidade. As que são específicas da Auditoria, recebem o nome de NBC TAs – Normas Técnicas deAuditoria Independente, cada uma buscando qualificar da melhor maneira o profissional auditor.
Neste trabalho será apresentada a NBC TA 200, que trata dos objetivos gerais do auditor independente e da condução de uma auditoria em conformidade com normas de auditoria, especificando o que um auditor deve seguir, a maneira que deve seguir, além de definir termos e seus significados.


as normasbrasileiras de contabilidade aplicadas à auditoria


As NBC TAs são as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas à Auditoria, convergentes com as Normas Internacionais de Auditoria Independente emitidas pela IFAC (Federação Internacional de Contadores), e forma um conjunto de regras e procedimentos que visam identificar a conduta para o exercício da profissão contábil, tendo em vista osprincípios, conceitos e estruturas aplicáveis à Contabilidade.
A IFAC - International Federation of Accountants – (www.ibracon.com.br) explica que: “Um dos objetivos fundamentais da Federação Internacional de Contadores (IFAC) é incentivar e apoiar a realização de auditorias de alta qualidade”.
Os usuários das demonstrações financeiras auditadas buscam de modo uniforme e cada vez mais, a certeza deque a auditoria tenha sido realizada de acordo com os padrões. Padrões estes, que as NBC TAs estabelecem.



1 NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução de uma Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria


O foco do trabalho está na NBC TA 200, que trata do objetivo e da forma de condução da Auditoria de acordo com as NBC TAs. Esta norma, além de explicar oalcance, a autoridade e a estrutura, estabelece as responsabilidades gerais do auditor independente, que dentre elas está a obrigatoriedade de atender todas as NBC TAs. A NBC TA 200 foi aprovada na resolução do CFC nº 1.203/09, e entrou em vigor a partir de 01/01/2010.
A auditoria tem por objetivo aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, e é através de umaopinião colocada pelo auditor, que se pode dizer se as demonstrações contábeis foram elaboradas em conformidade com uma estrutura de relatório aplicável.
A opinião do auditor sobre as demonstrações não assegura que a mesma seja válida para um momento futuro, e nem mesmo mostra a eficiência e eficácia da administração em conduzir os negócios da entidade.
Quanto à elaboração das demonstraçõescontábeis, as NBC TAs não estabelecem regras para os administradores das entidades, nem mesmo para os responsáveis pela governança, mas afirmam que o conhecimento de certas responsabilidades são fundamentais para a condução de uma auditoria. Dentro dessas responsabilidades estão:
• A elaboração de demonstrações contábeis em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.• O tipo de controle interno que é necessário para permitir a elaboração de demonstrações contábeis que estejam livres de distorção relevante.
• O fornecimento de dados ao auditor, como:
1. Acesso a todas as informações que sejam relevantes para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, como por exemplo, registros auxiliares.
2. Informações adicionais...
tracking img