Nbc ta 300 - resposta do auditor aos riscos avaliados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ALFREDO NASSER
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS













NBC TA 330
RESPOSTA DO AUDITOR AOS RISCOS AVALIADOS




Deuzimar Moreira Gomes
Edvan Souza Lima
Idevaldo Campos Soares
Kátia Soares dos Reis
Renato Flores de QueirozAPARECIDA DE GOIÂNIA
2012
EDVAN SOUZA LIMA
DEUZIMAR MOREIRA GOMES
IDEVALDO CAMPOS SOARES
KÁTIA SOARES DOS REIS
RENATO FLORES DE QUEIROZ










NBC TA 330
RESPOSTA DO AUDITOR AOS RISCOS AVALIADOS







Atividade apresentado ao departamento de ciências sociais, da Faculdade Alfredo Nasser, sob orientação da Profº. ReginaldoLopes, Matéria de Auditoria II, como parte dos requisitos para conclusão da matéria do curso de Ciências contábeis do 7º período.





















APARECIDA DE GOIÂNIA
2012







1 – INTRODUÇÃO




As Normas Brasileiras de Auditoria (NBC TAs), convertidas as Normas internacionais de Auditoria emitidas pela Federação Internacional de Contadores, tornam-sevigentes para auditorias iniciadas em ou após 1º de janeiro de 2010.
Essas novas normas especificam de maneira mais clara os objetivos do auditor e os requisitos que devem ser por ele cumpridos na condução de auditoria segundo essas normas.
É do interesse publico que os usuários das demonstrações contábeis confiem que as auditorias de entidades, de pequeno ou grande porte, simples ou complexas,foram executadas com os mesmos altos padrões de qualidade.
A NBC TA 330 faz uma abordagem para o planejamento de auditoria e as execuções de procedimentos de auditoria dependendo da avaliação de riscos de auditoria. Por exemplo, com base no necessário entendimento da entidade e seu ambiente, incluindo seus controles internos e os riscos avaliados de distorção relevante, o auditor podedeterminar que uma abordagem combinada usando testes de controle e procedimentos substantivos é uma abordagem eficaz nas circunstâncias para responder aos riscos avaliados.



























2 - OBJETIVO



O objetivo do auditor é de obter evidências de auditoria apropriada e suficiente relacionada aos riscos avaliados de distorções relevantes por meio doplanejamento e da implementação de respostas apropriadas a esses riscos.











































3 - DESENVOLVIMENTO


3.1 - DATA DE VIGÊNCIA E ALCANCE

Esta Norma aplica-se a auditoria das demonstrações contábeis de períodos iniciados em ou após 1° de janeiro de 2010.

Esta Norma trata daresponsabilidade do auditor ao planejar e implementar respostas aos riscos de distorção relevante, identificados e avaliados pelo auditor de acordo com a NBC TA 315 em uma auditoria de demonstrações contábeis.


3.2 - DEFINIÇÕES

A natureza do procedimento de auditoria está relacionada com sua finalidade, que pode ser teste de controle ou procedimento substantivo, e com seu tipo, que assumevárias formas de evidências, os termos destacados acima possuem as seguintes definições:

Procedimentos substantivos são testes planejados para detectar distorções relevantes no nível das afirmações. Eles podem ser teste de detalhes de saldos, transações ou de divulgações ou procedimentos analíticos, para cada classe de transações, saldo de contas.
Se o auditor determinar que um riscoidentificado de distorção relevante no nível de afirmações é significativo, o auditor deve executar procedimentos substantivos que respondem especificamente a esse risco.

Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações. O auditor pode executar testes de...
tracking img