Nbc pa 290

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.311/10
Aprova NBC PA 290 – Independência - Trabalhos de Auditoria e Revisão

Introdução
A Norma trata dos requisitos de independência para trabalhos de auditoria e trabalhos de revisão limitada ou especial, que são trabalhos de asseguração em que o auditor expressa conclusão sobre as demonstrações contábeis.

Estrutura conceitual sobre a independência
Nos trabalhos deauditoria, é do interesse do público que os membros das equipes de auditoria, sejam independentes dos clientes de auditoria.
O objetivo é auxiliar as firmas e os membros das equipes de auditoria na aplicação dos conceitos para a conquista e manutenção da independência.

Independência compreende:
 Independência de pensamento - postura mental que permite a apresentação de conclusão que nãosofra efeitos de influências que comprometam o julgamento profissional, permitindo que a pessoa atue com integridade e exerça objetividade e ceticismo profissional;
 Aparência de independência - evitar fatos e circunstâncias que sejam tão significativos a ponto de que um terceiro com experiência, conhecimento e bom senso provavelmente concluiria, pesando todos os fatos e circunstâncias específicas,que a integridade, a objetividade ou o ceticismo profissional da firma, ou de membro da equipe de auditoria ou asseguração seriam comprometidos.

Os conceitos sobre a independência devem ser aplicados por auditores para:
 Identificar ameaças à independência;
 Avaliar a importância das ameaças identificadas;
 Aplicar salvaguardas, quando necessário, para eliminar as ameaças ou reduzi-las aum nível aceitável.

Ameaças à independência
Ameaças podem ser criadas por relações e circunstâncias que podem comprometer, ou pode ser vista como se comprometesse, o cumprimento dos princípios fundamentais por um auditor.

As ameaças se enquadram em uma ou mais das categorias a seguir:
 Ameaça de interesse próprio é a ameaça de que interesse financeiro ou outro interesse influenciará ojulgamento ou o comportamento do auditor;
 Ameaça de autorrevisão é a ameaça de que o auditor não avaliará apropriadamente os resultados de julgamento dado ou serviço prestado anteriormente por ele, ou por outra pessoa da firma dele, nos quais o auditor confiará para formar um julgamento como parte da prestação do serviço atual;
 Ameaça de defesa de interesse do cliente é a ameaça de que oauditor promoverá ou defenderá a posição de seu cliente a ponto em que a sua objetividade fique comprometida;
 Ameaça de familiaridade é a ameaça de que, devido ao relacionamento longo ou próximo com o cliente, o auditor tornar-se-á solidário aos interesses dele ou aceitará seu trabalho sem muito questionamento;
 Ameaça de intimidação é a ameaça de que o auditor será dissuadido de agirobjetivamente em decorrência de pressões reais ou aparentes, incluindo tentativas de exercer influência indevida sobre o auditor.

Redes e firmas em rede
 Rede é uma estrutura maior que:
• Tem por objetivo a cooperação;
• Tem claramente por objetivo a participação nos lucros ou o rateio dos custos, os mesmos sócios, controle ou administração, compartilhando políticas e procedimentos de controle dequalidade, estratégia de negócios, marca comercial ou parte significativa dos recursos profissionais.
 Firma em rede é uma firma ou entidade que pertence a uma rede.
Para aumentar sua capacidade de prestar serviços profissionais, as firmas frequentemente formam estruturas maiores com outras firmas e entidades (estrutura maior).
Se essas estruturas maiores formam de fato uma rede depende de fatose circunstâncias específicas. O julgamento sobre se a estrutura maior é uma rede deve ser feito considerando se um terceiro com experiência, conhecimento e bom senso provavelmente concluiria, ponderando todos os fatos e as circunstâncias específicas, que as entidades estão associadas de tal forma que exista uma rede.

Entidades de interesse do público
 Todas as companhias de capital...
tracking img