Nazismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO EDUCACIONAL T.S RECREAÇÃO
DISCIPLINA DE HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

TÍTULO: NAZISMO

BRUNA MURATA DE SOUZA

KAMISATO-MACHI, 14 DE SETEMBRO DE 2012

INSTITUTO EDUCACIONAL T.S RECREAÇÃO
DISCIPLINA DE HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

TÍTULO: NAZISMO

BRUNA MURATA DE SOUZA

KAMISATO-MACHI, 14 DE SETEMBRO DE 2012
ÍNDICE

Introdução 4
Contexto Histórico 5Curiosidades sobre Adolf Hitler 7
Formação do Partido Nazista 8
Aspectos Positivos do Partido Nazista 9
Aspectos Negativos do Partido Nazista 11
Campos de Concentração 12
Consequência do Holocausto 14
Movimentos Neonazistas 15
Neonazismo 16
Conclusão 17
Sugestões Bibliográficas 18
Sugestões Filmegráficas 19
Notas Bibliográficas 20

INTRODUÇÃO

Conhecido oficialmente naAlemanha como nacional-socialismo, era a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler e adotada pelo governo alemão de 1933 a 1945.
Consistia assim em um movimento que defendia a superioridade da raça ariana, eliminando outros povos considerados biologicamente inferiores.

CONTEXTO HISTÓRICO

Com o fim da Primeira Guerra, em 1918, a Alemanha, derrotada,encontrava-se em uma profunda crise. Para sair da guerra e manter o que restou de seu exército, assinou um acordo de paz chamado “Tratado de Versalhes”. Esse tratado, além de responsabilizar a Alemanha pela Primeira Guerra, proibia o país de fabricar armas, tanques e aviões; obrigava a devolução de territórios conquistados e a redução do exército alemão, além de exigir o pagamento de uma indenização aospaíses vitoriosos, pelos danos de guerra. Essas imposições criaram na Alemanha um clima de revanchismo.
No final da guerra, o regime monárquico do Kaiser (imperador) caiu, dando início à “República de Weimar”. Em 1917, a Rússia, comandada pelo socialista Lênin, instaurou uma nova forma de governo democrático: o comunismo. Os países que baseavam suas economias no capitalismo e na exploração dotrabalhador se viram ameaçados. Uma onda de movimentos antidemocráticos surgiu no cenário mundial, com o intuito de conter o crescimento do comunismo. Na Itália predominava o fascismo; em Portugal, o salazarismo; na Espanha, o franquismo; e na Alemanha, o nazismo.
Adolf Hitler nasceu em 20 de abril de 1889. Em 1923, Hitler, indignado com as péssimas condições que os alemães enfrentavam, proveniente daderrota da guerra, tentou um golpe de Estado em uma cervejaria, na Alemanha. Sem sucesso, foi preso. Na prisão, escreveu um livro que se tornaria a cartilha para o nazismo: “Mein Kampf” (Minha luta). Nesse livro, Hitler defendia a hegemonia da raça ariana, alegando que a Alemanha só se reergueria quando os povos se unissem “num só povo, num só império, num só líder”. Outras etnias, como judeus enegros, deveriam ser executadas. Para executar suas ordens, foram criadas a Seções de assalto (S.A), as Seções de segurança (S.S.) e a Gestapo (polícia secreta).
Os alemães viam em Hitler uma salvação para a crise que o país enfrentava. Agricultores, jovens, soldados, em todas as classes, tornaram-se adeptos do novo partido. Amendontrado, o presidente alemão Hindenburg, ofereceu o cargo dechanceler a Hitler, que instaurou uma política de repreensão contra seus opositores: os líderes comunistas foram presos em campos de concentração e, posteriormente, executados. Em agosto de 1934, com a morte do presidente, Hitler assumiu cargo máximo, sem abrir mão de seu cargo antigo e criando o Terceiro “Reich”. Tendo como sua primeira medida, à execução de milhares de judeus, comunistas, homossexuais,negros e outros nos campos de concentração. Esse episódio ficou conhecido como “Holocausto”.
O Partido Nazista controlava a população e esse controle era feito pelo Ministro da propaganda nazista. Que fiscalizava a imprensa, a literatura, cinema e o rádio. Em 1939, teve início a Segunda Grande Guerra Mundial. Hitler enviou toda tropa alemã. Depois de inúmeras derrotas, o exército alemão tentou...
tracking img