Nazismo e facismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Personagens: Tristão / Isolda / Brangânia, Aia de Isolda / Kurvenal, Escudeiro de Tristão /Um Jovem Marinheiro / Melot / Mark, Rei da Cornualha.

Antecedentes: Wagner escreveu o primeiro esboço dociclo do "Anel" em 1848. Entre essa data e a data da estreia em Bayreuth iriam passar 28 anos. Durante esse período de tempo, os trabalhos no ciclo do "Anel" seriam frequentemente interrompidos etrês novas óperas levadas à cena: "Lohengrin", "Tristão e Isolda" e "Os Mestres Cantores de Nuremberga". Em 1849, um ano depois desse primeiro esboço do "Anel", Wagner vê-se perseguido por motivospolíticos, e é obrigado a refugiar-se, primeiro em Weimar, em casa de Liszt, e mais tarde em Zurique, numa casa cedida por Otto Wesendock. É aí que nasce um romance que irá estar na origem duma nova ópera – aligação de Wagner com Matilde Wesendock, mulher de Otto. Com o eclodir do escândalo dessa ligação, desencadeado pela intempestiva Minna, mulher de Wagner, o compositor vê-se obrigado a deixarZurique. Seguem-se estadias em Veneza e Lucerna. É nessas três cidades – Zurique, Veneza e Lucerna – que Wagner escreve essa nova ópera que referimos, "Tristão e Isolda". Numa carta a Liszt, Wagner diz terescolhido o tema dessa velha romança medieval como forma de sublimação do seu próprio destino amoroso que, segundo ele, teria sido sempre sombrio. Os primeiros esboços de "Tristão" datam de 1857. A suaprimeira apresentação pública teve lugar no Teatro de Ópera da Corte de Munique passados 8 anos – a 10 de Junho de 1865 – e isso graças à intervenção de Luís II da Baviera, que, um ano antes,oferecera a Wagner a sua protecção permitindo-lhe o regresso à Alemanha.

PRIMEIRO ACTO: O 1º acto passa-se no navio do cavaleiro Tristão que transporta para a Cornualha Isolda, uma princesa irlandesa quevai casar com o velho rei Mark, tio de Tristão. Ao compreender o fascínio que sentem um pelo outro, a princesa pede à sua aia Brangânia que prepare uma taça com veneno para dar ao cavaleiro....
tracking img