Nazi fascismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NAZI-FASCISMO
Nazi-Fascismo A Europa viveu a década de 30 sob a ameaça do fascismo, ideologia totalitária eexpansionista que se estendeu por boa parte do continente. A interdependência da economiacapitalista permitiu que a crise de 1929 tivesse reflexos no mundo todo, e mais duramente naEuropa, pois se encontrava em reconstrução pós conflito de 1914 ± 1918. Esta profunda criseeconômicainiciada nos Estados Unidos em 1929, que gerou recessão mundial e proletarização das camadas médias, também determinou a perda de confiança de parte dasociedade nas instituições liberais e democráticas. Por não conseguir responder aos desafiosda desaceleração econômica e do aumento do desemprego, surgiram muitos movimentos queexigiam mudanças profundas nas estruturas, até então vigentes.Estes movimentosdefendiam um Estado forte, com concentração de poderes, paraestabelecer uma maior capacidade de gerir a crise e alavancar a economia. Na Europa atradição liberal e o socialismo apresentavam, ainda, fracos perante o contexto da época. Ofim da Primeira Guerra Mundial criou uma atmosfera de desconfiança e vingança, principalmente sobre a Alemanha derrotada (Tratado de Versalhes). O socialismosoviéticoera visto com medo pelos países capitalistas, pois havia sido a única nação que não sofreu profundamente a crise mundial.Os movimentos nazi-fascistas, apresentam, em sua estrutura, algumas características:- Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãosdo líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis semconsultarpolíticos ou representantes da sociedade. O Partido Nazista ou Fascistarepresentava o Estado e confundia-se com ele, formando a síntese das aspirações nacionais.- Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na idéia de que só o que é do paístem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que sãoconsideradas inferiores.- Militarismo: altosinvestimentos na produção de armas e equipamentos de guerra.Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações.Objetivo de expansão territorial através de guerras.- Culto ao líder: olíder do partido era visto como figura essencial para o desenvolvimento do país. Eram vistos como heróis, pais da pátria ou semi-deuses. A sua figura era cultuada pela propaganda e transmitida parao povo se espelhar na conduta e ações desse líder.- Autoritarismo: via-se a autoridade do líder, do chefe como indiscutível; as nações precisavam de trabalho e prosperidade, não de liberdade.
CRISE DE 1929
Após a primeira guerra mundial (1918), os EUA eram o país mais rico do planeta. Além das fábricas de automóveis, os EUA também eram os maiores produtores de aço, comida enlatada, máquinas,petróleo, carvão….
Nos 10 anos seguintes, a economia norte-americana continuava crescendo causando euforia entre os empresários. Foi nessa época que surgiu a famosa expressão “American Way of Life” (Modo de Vida Americano). O mundo invejava o estilo de vida dos americanos.
A década de 20 ficou conhecida como os “Loucos Anos 20”. O consumo aumentou, a indústria criava, a todo instante, bens deconsumo, clubes e boates viviam cheios e o cinema tornou-se uma grande diversão.
Os anos 20 foram realmente uma grande festa! Nessa época, as ações estavam valorizadas por causa da euforia econômica. Esse crescimento econômico (também conhecido como o “Grande Boom”) era artificial e aparente, portanto logo se desfez.
De 1920 até 1929, os americanos iludidos com essa prosperidade aparente, compraramvárias ações em diversas empresas, até que no dia 24 de outubro de 1929, começou a pior crise econômica da história do capitalismo.
Vários fatores causaram essa crise:
- Superprodução agrícola: formou-se um excedente de produção agrícola nos EUA, principalmente de trigo, que não encontrava comprador, interna ou externamente.
- Diminuição do consumo: a indústria americana cresceu muito;...
tracking img