Nazi-facismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Em relação ao período compreendido entre as duas guerras mundiais (de 1919 a 39), caracterizado pela crise do Estado e da sociedade liberal, assinale a afirmativa correta:
a) O nazismo consolidou uma política interna de miscigenação racial e social visando a preparar a Alemanha para a expansão territorial.
b) O fascismo encontrou dificuldades sucessivas para implantar o corporativismo, poissofreu uma violenta oposição dos setores conservadores da burguesia e da classe média italiana.
c) A ausência de uma política de auto-suficiência obrigou os regimes nazifascistas a compensar suas deficiências econômicas com o expansionismo militar.
d) A expansão da doutrina comunista na Europa, com a consolidação da Revolução Russa, favoreceu a Aliança com os comunistas italianos e alemães, cujoapoio propiciou a ascensão nazifascista.
e) Nazismo e fascismo são doutrinas baseadas no nacionalismo e no totalitarismo, cuja política intervencionista buscava a estabilidade do Estado.

2.Sobre os movimentos Fascistas afirma-se: I. Os movimentos fascistas se enquadram nos totalitarismos de direita, que visam garantir a propriedade privada contra o avanço político dos comunistas. II. Como oavanço eleitoral dos comunistas é sempre maior em época de crise econômica e social, o período posterior à 1 Guerra Mundial foi propício aos extremismos políticos. III. Na Itália, onde primeiramente se definiu o totalitarismo de direita, constituiu-se um Estado corporativista, uma ideologia militarista, expansionista e de exaltação nacional. IV. Na Alemanha os azares da guerra e a depressão dosanos 30 propiciaram a tomada do poder por Hitler, que definiu um Estado totalitário, monopartidário intervencionista, militarista, nacionalista, expansionista e acima de tudo, racista. V. Outros países europeus experimentaram regimes de direita no mesmo período, como por exemplo a Espanha e Portugal. São corretas as afirmações:
a) I - III e V apenas
b) II e IV apenas
c) I - II e III apenas
d) IIIe IV apenas
e) todas são correta

3.Na guerra eterna a humanidade se torna grande - na paz eterna, a humanidade se arruinaria." Este discurso, pelas idéias que defende, só pode ter sido proferido por:
a) o atual Rei da Espanha
b) Hitler
c) O Primeiro Ministro atual de Portugal
d) Getúlio Vargas
e) Malthus

4.A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), em que perderam a vida mais de 1 milhãode pessoas, terminou com a derrota dos Republicanos e com a subida ao poder de Francisco Franco, militar espanhol. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se como:
a) Democrático com tendências capitalistas.
b) Democrático com tendências socialistas.
c) Populista de esquerda.
d) Totalitário de direita.
e) Totalitário de esquerda.

5.Considere os seguintes itens: I.nacionalismo e unitarismo; II. controle estatal da imprensa, educação, teatro, cinema, rádio e muitos setores da produção e do comércio; III. economia dirigida, visando às indústrias de guerra e fim do desemprego; IV. militarismo e "espaço vital". I, II, III, IV identificam características do Estado:
a) nazista.
b) liberal.
c) absolutista.
d) democrático.
e) constitucional.

6.A experiência nazistaalemã inaugurou uma nova modalidade na política: as grandes manifestações de massa. Todas as alternativas apresentam afirmações que contêm estratégias utilizadas na mobilização das massas no período nazista, EXCETO:
a) O Fuhrer estimulou o uso do uniforme para dissimular as diferenças sociais e projetar a imagem dos alemães como uma nação coesa.
b) O governo alemão atribuía enorme importância àpolítica de rua pela capacidade de ela transmitir sensação de conforto e encorajamento à multidão.
c) O governo nazista musicou, filmou e teatralizou os assuntos políticos para atrair a multidão aos eventos públicos.
d) O governo alemão estimulou linchamentos e execuções em praça pública visando ao incitamento ideológico e à difusão do ódio racial contra os muçulmanos.
e) Os nazistas...
tracking img