Nauguração Do Centro De Reabilitação SARAH Kubitschek

904 palavras 4 páginas
nauguração do Centro de Reabilitação SARAH Kubitschek
Com o objetivo de dotar Brasília de moderno centro de reabilitação, a Fundação das Pioneiras Sociais implanta, na nova capital, um centro de reabilitação, inaugurado, em 21 de abril de 1960, pelo Presidente Juscelino Kubitschek.

As origens do projeto SARAH
Aloysio Campos da Paz Júnior é convidado para dirigir o Centro de Reabilitação SARAH Kubitschek e nele desenvolver as ideias que surgiram do seu treinamento em Oxford. Surge o embrião do Conselho Comunitário, para dar apoio político ao futuro projeto.
Ampliação do Centro
O Centro de Reabilitação, ampliado e adaptado, funcionando também como hospital cirúrgico com 66 leitos, atende não só a Brasília como às populações das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.
Aprovação do projeto
A Secretaria de Planejamento da Presidência da República e o Ministério da Saúde aprovam o projeto que prevê um futuro hospital. Além dos programas de tratamento, este centro formará recursos humanos, desenvolverá técnicas e equipamentos e coordenará, no futuro, uma rede nacional de hospitais em sua especialidade.
A formação da equipe
Inicia-se a formação de novos profissionais que irão viver os ideais do SARAH, consolidando a implantação da Rede, no futuro.

Trabalho em tempo integral e dedicação exclusiva
O Centro de Reabilitação inaugura novo tempo nas relações de trabalho:
Extingue-se a dupla militância — caracterizada pelo trabalho do mesmo profissional, no setor público e no setor privado —, desaparecendo, como consequência, o conflito de interesses daí gerado.
Inicia-se uma relação de trabalho em tempo integral e, posteriormente, com dedicação exclusiva à instituição.
Inauguração do SARAH
Em 12 de setembro, o SARAH torna-se realidade e é inaugurado pelo Presidente da República.

Aprovação da lei: Contrato de Gestão
Em 25 de junho, é aprovado no Congresso Nacional, o projeto de lei que transforma a antiga Fundação em Associação das Pioneiras Sociais, que irá

Relacionados