Natureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hidrosfera
Hidrosfera é toda camada descontínua de água presente na Terra, ou seja, é toda a parte líquida contida no planeta; incluindo todos os organismosvivos presentes nos meios aquáticos. A hidrosfera compreende os oceanos, rios, lagos, calotas de gelo, água no subsolo e atmosfera, etc. Os oceanos compõem amaior parte da hidrosfera, representando cerca de 97% dela.
Uma teoria que explica o surgimento da hidrosfera diz que, quando a Terra apresentava temperaturasaltíssimas, vulcões expeliam vários gases e vapores de água. Esses vapores favoreceram a ocorrência de chuvas, que resfriaram e amenizaram a temperatura doplaneta. Essas chuvas provocaram o surgimento da hidrosfera.
Vale ressaltar que o planeta Terra é, provavelmente, o único do sistema solar ondeexiste água na forma líquida. Esse atributo se dá devido ao efeito estufa, que faz com que certos raios do Sol não sejam totalmente refletidos, mantendo o calor.Sem o efeito estufa, a Terra teria temperaturas baixíssimas e toda a água se congelaria, se transformando em uma verdadeira “bola de neve”.
Indiscutivelmente,a água é um elemento fundamental à vida. Para se ter uma idéia, 75% de nosso corpo é constituído de água. Em contrapartida, a água doce, aquela utilizada pelohomem, é a grande minoria. Além disso, se considerarmos que grande parte dessa água está poluída, a porcentagem de água doce cai mais ainda. Juntamente com aatmosfera, a hidrosfera é responsável pela existência de vida na Terra, além de ser o agente formador de importantes combustíveis fósseis, como o petróleo.
tracking img