Natureza e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: natureza e sociedade

Titulo: cuidar de si, cuidar do próximo, cuidar do mundo

Objetivos: Desenvolver uma reflexão acerca da aplicação da ética do ser humano na atualidade;Estabelecer uma relação entre os conceitos de Morin e Boff.

Justificativa:
Há uma necessidade de salientar o cuidado que deveríamos ter em relação à ética na conduta do nosso cotidiano, resgatando valorese conceitos que parecem estar esquecidos, aprendendo a conviver, mostrar generosidade e humanismo para com o próximo e com o meio ambiente. Assim propomos fazer uma análise, tendo como parâmetro osconceitos de Morin e Boff, numa perspectiva educacional.

Introdução:
O homem está cada vez mais só e deixando fechar-se em si mesmo, esquecendo-se de cuidar de si, das coisas ao seu redor, dooutro e do mundo onde vive. Percebemos que o homem não é apenas um indivíduo dissociado de sua espécie ou da sociedade, mas está inserido nela, criador e criatura de uma cidadania planetária, precisando,portanto estar consciente do impacto de suas ações e idéias na humanidade. A antropo-ética, no qual os autores mencionam, pode ser compreendida pela construção de uma proposta humanista,conscientizando-nos sobre a urgência de repensar a ação do homem enquanto espécie e indivíduo.

Desenvolvimento:
É necessário ter uma visão ampla, completa dos problemas que envolvem a sociedade planetária.Morin ressalta que devemos desenvolver a ética da solidariedade e Boff vai mais além, quando menciona o cuidado que devemos ter para com o outro, que poderá levar a um ambiente harmônico e perene.Constatamos que ambos os autores tem essa visão de humanização global. Com tudo se faz necessário ter uma percepção crítica e uma consciência de que se não cuidarmos de nós, do outro e do mundo, estaremosfadados a destruição dos valores, do humanismo e da vida planetária.
Para repensarmos esses conceitos devemos articular debates, dialogar, desmontar frases feitas, o censo comum, questionar...
tracking img