Natureza e conceito de design

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Natureza e Conceito de Design

Design gráfico
Henrique Gruber Data: 14/10/2011

O Design é uma atividade nova no Brasil e no mundo, por isso existe nesta área muito a ser explorado, assim sendo podemos afirmar que há certa escassez de informações, livros, apostilas e teses sobre o assunto. Principalmente no Brasil aonde os métodos etécnicas de Design vem sendo empregados oficialmente, somente depois do ano de 1964 onde surgiu a primeira Escola Superior de Desenho Industrial-ESDI.
Dentro da área de Design existem duas áreas predominantes são elas, a da prática em que se encaixa o profissional de Design, e a do ensino em que se encaixam os estudiosos sobre o assunto. Essas atividades se encabem tanto na teoria quanto na práticade abordar interesses: antropológicos, históricos, filosóficos, econômicos e sociais.

Design, Arte e Ciência.
Quando abordado o tema Design há certo empecilho sobre a sua natureza, tanto o corpo teórico quanto o corpo prático, remetem a há uma discursão: Seria o Design arte ou ciência?
Muitos autores já trataram dessa questão, e de vários pontos de vistas abordados surgiram algumas ideiassobre a conceituação do Design.
Uma dessas ideias foi a de metodologia do designer alemão Gui Bonsiepe, que afirma que o auge da metodologia projetual nesta área teve lugar na década de 60, quando se constatou o relativo atraso e subdesenvolvimento projetual em Design.
Bonsiepe continua sua abordagem crítica chamando a atenção para o fato de que existe uma diferença fundamental entre Ciência eArte. E que o Design não seria propriamente dito nem arte nem ciência e sim conter elementos de ambos. Ele diz também que tendemos a confundir Design com Ciência, pelo fato de ambos possuírem anteprojeto, que é uma resposta tentativa, cuja validade será demostrada posteriormente.

Em respeita a arte, Bonsiepe afirma que é conveniente dizer que não há justificativa para interpretar Design como arte,seria correto afirmar que o Design está ligado à estética que por sua vez em ligação com a Arte.

Ainda sobre essa questão o estudioso Christopher Jones, formulou uma teoria que separa os designers “artísticos” e “científicos” por assim dizer, seriam eles respectivamente os designers “caixa preta” que simplesmente esboçam o seu trabalho intuitivamente sem explicações lógicas, e os designers“caixa transparente” que seriam capazes de explicar detalhadamente o seu trabalho.

A oposição entre os enfoques intuitivo e sistemático remete à dualidade ‘styling’ e ‘função’.
Claudio Freitas Magalhães ressalta que o “styling” traz a aura do artista individualista, do processo livre, do produto expressivo e espontâneo, já a função exigiu exatidão, um processo de projeto controlado e previsível.O designer Italiano Albert Alessi definiu duas abordagens principais para o Design. A primeira delas apresenta o Design vinculado ao sistema industrial de produção em massa, como uma ferramenta de tecnologia e mercado, dentro da segunda abordagem o Design tende para a Arte e para a Poesia.

A sociedade, segundo Alessi, tem grande necessidade de consumir Arte e Poesia. Para Alessi o Designpropiciará o nascimento de objetos totalmente novos, coisas que serão valorizadas de forma diferente do valor de uso ou de troca.
O professor de engenharia mecânica Ernest Eder, afirma que errado tratar o Design como uma única arte ou ciência. Por exemplo, diz Eder, muitos artistas pertencem a várias escolas ao mesmo tempo o que pode fazer que ele variasse o seu estilo durante a vida artística.

Naopinião de Ernest Eder, essa dualidade é apenas uma forma de conveniente de classificar partes construtivas da aparência. A realidade em si está situada em algum ponto contínuo entre esses dois extremos que são os conceitos puros de arte e ciência.

Conceituação de Design.

A conceituação do Design tem sido uma recorrência a todos os trabalhos que abordam algum aspecto desta atividade....
tracking img