Natureza humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

CAPÍTULO 23 – A CULTURA
Existe uma natureza humana universal, formada por grupos humanos com suas diferenças culturais, seja pela classe social, pela sua nação ou maneiras de ser diversas , muitas vezes regidos por conceitos ditos naturais, mas que fogem do conceito da natureza humana, podem até serem comparados na parte sentimental, porém podemos notar como os seres variam dependendode suas condições sociais, econômicas, políticas, históricas, portanto a idéia da natureza humana é universal, mas uma idéia que não se sustenta.
Empregamos a cultura de diversas formas e muitas vezes contraditórias. A natureza humana universal aconteceria sempre da mesma forma, por ser natural, porém a realidade é que ela muda dependendo da época, região, costumes de cada lugar, falamos então decultura popular, ou cultura regionalizada, seria a qualidade de uma coletividade, culturas diferentes de um país etc, como notamos a diferença individual da cultura, onde separa-se os ditos cultos dos incultos, surgem aí grupos distintos dentro de um mesmo grupo, abrindo assim um pensamento em relação a natureza humana e a cultura, por vezes notamos que a natureza de um ser é o conjunto dequalidades, atributos que diferem seu caráter.
A cultura era a educação do espírito da criança para que se tornasse um ser cheio de qualidades, aprimorando-as sempre pelo sentido natural. Seguindo a linha de pensamento o homem se aprimorando surge a oposição entre natureza e cultura, pois o homem é dotado de vontade livre da razão, onde agem por escolhas, dependendo de valores, neste ponto a culturaacaba tornando-se o mesmo que história, onde o homem em consequência de suas necessidades vai transformando a natureza em cultura, através de seu trabalho, surgindo assim os grupos sociais, aumentando os recursos, constroem famílias, e na relação de parentesco criam vilas, para se proteger criam armas, guerra, para apoiar tudo isso na confiança de ir adiante criam a religião.
A cultura foi oresultado da necessidade que o homem encontrou, construindo comunidades, que respeitassem as regras e normas de conduta, surgindo assim um mandamento social que organizava a vida de toda comunidade, mostrando que o homem era capaz de criar uma ordem de existência que não mais somente natural.
Com todas essas transformações cremos que cultura é todo conjunto de sistema criado para atender asnecessidades do homem, e tudo que partiu da invenção humana seria uma atividade cultural e história.
CAPÍTULO 24 – A RELIGIÃO
A religião é das atividades culturais mais antigas, desde há muito tempo o homem percebeu regularidades na natureza e que o homem não é a causa dela, aparece ai a crença por uma divindade sagrada que se revela através das plantas, animais, humanos, coisas, ventos, água, fogo. Ondeo fenômeno religioso se divide em duas partes o sagrado e o profano que seriam duas situações existenciais assumidas pelo homem ao longo da história.
A oposição sagrado/profano é na realidade a oposição entre o real e o irreal. Surge aí os espaços sagrados, que seriam os cemitérios, a morada dos mortos.
O sagrado é uma experiência da presença de uma potência ou de uma força sobrenatural quehabita algum ser. Essa potência é tanto um poder que pertence própria e definitivamente a um determinado ser, quando algo que ele pode possuir e perder, não ter e adquirir. O sagrado é a experiência simbólica da diferença entre seres, da superioridade de alguns sobre outros, do poderio de alguns sobre outros, da superioridade e poder sentidos como espantosos, misteriosos, desejados e temidos. Sagradoé qualidade excepcional, boa ou má, benéfica ou maléfica, protetora ou ameaçadora, que um ser possui e que o separa e distingue de todos os outros.
A religião é um vínculo do mundo profano e o mundo sagrado, através da sacralização e consagração, a religião cria a idéia de espaço sagrado, com isso surgem os ritos, que trata-se de uma cerimônia em que gestos determinados, palavras determinadas e...
tracking img