NATURALISMO, POSITIVISMO, NEOPOSITIVISMO

Páginas: 4 (971 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014















NATURALISMO, POSITIVISMO, NEOPOSITIVISMO






Projeto de Pesquisa para elaboração do Trabalho de História do Direito, apresentado ao Curso de Direito daFaculdade Espírito Santense de Ciências Jurídicas, como requisito parcial para obtenção da nota do segundo semestre em Direito.

Orientador: Professor Bruno Ribeiro Machado.








Cariacica/ES2014


1- NATURALISMO

1.1-CONCEITO

 É uma teoria que procura fundamentar a partir da razão prática uma crítica a fim de distinguir o que não é razoável na prática do que é razoável e, porconseguinte, o que é realmente importante considerar na prática em oposição ao que não o é. Uma característica fundamental que explicita o que é a teoria do direito natural é o seu projeto. Ela nãose propõe a uma descrição de assuntos humanos por meio de uma teoria; tampouco procura alcançar o patamar de ciência social descritiva. A teoria do direito natural tem como projeto avaliar as opçõeshumanas com o propósito de agir de modo razoável e bem. Isso é alcançado através da fundamentação de determinados princípios do Direito Natural que são considerados bens humanos evidentes em simesmos.

1.2- HISTÓRIA
Apesar de haver uma história das teorias, opiniões e doutrinas que afirmam a existência de princípios do direito natural, eles, por si só, não possuem uma história. Há de se falarnuma história das origens e das sucessões do direito natural e suas divergências. No entanto, os princípios do direito natural valem e existem independentemente do seu uso ou do seu esquecimento,assim como os princípios matemáticos
1.3 JUSNATURALISMO
Direito natural são conhecidos como jusnaturalistas. Historicamente pertenceram ao jusnaturalismo pensadores católicos como Tomás de Aquino eescritores racionalistas como Hugo Grócio.










2- POSITIVISMO

2-1 CONCEITO
É o conjunto de princípios e regras que regem a vida social de determinado povo em determinada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • positivismos e neopositivismo
  • Positivismo e Neopositivismo
  • Do naturalismo ao positivismo
  • DO NATURALISMO AO POSITIVISMO
  • Jus naturalismo e jus positivismo
  • Positivismo Jurídico e Jus Naturalismo
  • Jus naturalismo e jus positivismo
  • Jus positivismo x jus naturalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!