Natural do brasil s/a

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA




PRODUTORA E DISTRIBUIDORA DE LANCHE NATURAL



Evanilde Luciana Prado
Fernando Moreira
João Felipe Anselmo de Faria
Natália Beatriz Câmara Torino
Thallys Rodrigues de Souza e Silva
Thiago Basso



5ª Série do Curso de Engenharia
Mecânica






ECONOMIA
Professor Aloízio






Taubaté - SP
2012
SUMÁRIO

1. Início daEmpresa

2. Análise de Mercado

3. Expectativa de Vendas

4. Processo de Fabricação

5. Mercado Alvo

6. Dados para a Planilha de Formação de Preços

6.1 – Planilha de Formação de Preços

7. Cronograma Físico Financeiro

7.1 – Cronograma 2

8. Conclusão sobre a Empresa

9. Conclusão do Trabalho


Caracterização do Empreendimento

1. Início da Empresa

A empresa “Natural doBrasil S.A.” foi criada com o propósito de produzir lanches naturais. No entanto, antes de sua criação, os envolvidos na abertura da empresa contrataram um serviço de consultoria para saber qual seria o negócio mais lucrativo da região onde pretendiam abrir o estabelecimento. Nesse quesito, a empresa SEBRAE foi acionada para auxiliá-los nessa jornada.

2. Análise de Mercado

Segundo osdados da pesquisa SEBRAE o mercado disponível para exploração com melhor perspectiva era o Alimentício, especificamente na área de fabricação e distribuição para pequenos e médios comerciantes. Assim, lhes foram entregues os seguintes dados:

Área Alimentícia (Necessidades do Mercado) Porcentagem dentre os estabelecimentos comercias que encomendariam o produto
Marmitex 60%
Lanche Natural 95%Salgados 38%

A partir desses dados, ficou claro que o melhor investimento seria na fabricação de Lanches Naturais. (Observando que a empresa, com orientação do SEBRAE, não fará a comercialização direta com o pequeno cliente e sim a venda para estabelecimentos comerciais, como cantinas, lanchonetes, padarias e pequenos supermercados).
Logo, definido o produto, os futuros empresários notaram queseria necessário definir a quantidade a ser produzida e para obter essa resposta, contrataram a empresa VALE ESTATISTICA LTDA, especializada em levantamento e codificação de dados estatísticos (parceira SEBRAE).

3. Expectativa de Vendas

A VALE, de posse dos dados do SEBRAE, percorreu os estabelecimentos pesquisados e levantou dados minuciosos sobre a possibilidade de contratação de nossosfuturos serviços, simulando até mesmo a quantidade de produtos (Lanche Natural) que seriam encomendados mensalmente.
Nessa simulação, hoje, nossa empresa teria um contrato com 12 estabelecimentos comerciais e 8 cantinas, o que nos levaria a produzir em média 1118 unidades de Lanche Natural. Entretanto, com uma perspectiva de expansão de mercado e com a intenção de atendê-lo de forma segura, apolítica adota pela “Natural do Brasil S.A.” será de 10% a mais no valor, isto é, 1230 unidades.

4. Processo de Fabricação

O primeiro passo para a fabricação dos lanches naturais é retirar toda a borda do pão, na seqüência ralar as cenouras, a alface deve ser picada em tiras bem finas, o peito de frango deve ser cozido e desfiado, depois de desfiado o frango é necessário à mistura de todos osingredientes. Por último é colocado esse patê nos pães e os mesmos são armazenados em uma embalagem térmica para maior conservação do produto.

5. Mercado Alvo

A definição do mercado alvo foi definida com base na melhor absorção do mercado e comodidade para uma empresa que está em inicio de suas atividades. Isso significa que não poderíamos abrir um empreendimento para vender diretamente aoconsumidor final, pois o estudo da consultoria nos mostrou que nossas chances de competitividade seriam pequenas.
No entanto, se atuássemos na produção e distribuição para pequenos empreendimentos, como cantinas, lanchonetes, padarias e pequenos supermercados teríamos grande êxito.
Logo, a “Natural do Brasil S.A.” não exitou em seguir sua orientação. E iniciou os preparativos necessários, bem...
tracking img