Natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ESTUDO DE CASO

NATURA COSMÉTICOS S/A

NATURA COSMÉTICOS S/A

Sumário

1. Introdução
2. Análise da situação
3.1. Identificação da empresa
3.2. Tipo de organização
3.3. Histórico
3. Políticas e diretrizes
4.4. Política da qualidade
4.5. Missão
4.6. Visão
4.7. Valores
4.8. EstruturaOrganizacional
4. Sistema de gestão
5. Segmento de mercado
6. Processos
7.9. Cadeia de suprimentos (Logística)
7.10. Resultados Contábeis de 2011
7. Relacionamento com o cliente
8.11. Comunicação
8.12. Consumidores
8.13. Fornecedores
8.14. Ouvidoria
8. Concorrência e ambiente competitivo
9. Características
10.15. Pontos fortes10.16. Pontos fracos
10. Inovação e Internacionalização
11. Sustentabilidade
12. Conclusão
13. Bibliografia

Resumo

Trata-se de um estudo de caso por meio do qual se procura demonstrar como foi estabelecida a estratégia competitiva da Natura S.A., uma empresa totalmente nacional, que compete com as maiores organizações internacionais da indústria de higiene pessoal,cosméticos e perfumaria, atraídas para o Brasil, que é o quarto mercado mundial desta categoria de produtos. Na análise realizada evidencia-se que a empresa pesquisada se diferencia da concorrência não só por meio da distribuição de seus produtos, mas também pelos investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Estruturam-se em torno de algumas capacidades organizacionais que, além de produzir eficáciaoperacional, são articuladas com a estratégia, as suas crenças e valores, a razão de ser, e com a sua visão de futuro de maneira a estabelecer um modo de operação difícil de ser copiado pela concorrência e criar valores percebidos pelos clientes. Tudo isso sustenta o seu crescimento.
Palavras-chave: Diferenciação; Capacidade; Ideologia Essencial; Futuro Imaginado.

Introdução

Este artigotem por objetivo compreender a estratégia competitiva adotada pela Natura S.A. que lhe permitiu assumir a liderança de mercado no Brasil, competindo com organizações internacionais de grande porte.
Para atender a este objetivo, o artigo está organizado em várias partes. É explicitada a metodologia utilizada para realização deste estudo de caso. São apresentados os conceitos que serão utilizadospara analisar os dados colhidos na empresa pesquisada. Cita-se uma descrição do mercado da indústria de higiene pessoal, cosmético e perfumaria, o que permite entender o cenário competitivo no qual atua. São listadas, também, as suas principais concorrentes, bem como as marcas de produtos que distribuem no mercado nacional, que é considerado o quarto mercado mundial.
É apresentado um históricoda empresa pesquisada e, à medida que é descrito, realiza-se a análise e demonstra-se como são articulados os conceitos indicados. Permite-se, assim, compreender como é construída a estratégia competitiva que sustenta o seu crescimento e estabelece um modo de operação difícil de ser copiado pela concorrência.
Nas conclusões, é realizada uma síntese que demonstra como os conceitos são articuladose como a empresa atinge a liderança de mercado e consegue manter as metas de longo prazo que lhe permitirão sustentar o seu crescimento, mantendo o essencial e alterando o não essencial, sem perder a sua singularidade.

1. Análise da situação

2.1 Identificação da empresa

Razão Social: Natura Cosméticos S/A
CNPJ: 71.673.990/0001-77
Endereço: Rod. Régis Bittencourt, Km 293,Potuverá, Itapecerica da Serra – SP.
TEL.: 41478300, (11) 4147-8703, (11) 4446-2000, (11) 4446-2701, (11) 8007-80012
Site: www.natura.com.br
Slogan: bem estar bem

2.2 Tipo de organização

Companhia de capital aberto desde 2004 tem suas ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

2.3 Histórico

A...
tracking img