Natura s.a – sustentabilidade no mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Ìndice de Sustentabilidade Empresarial - O que é e a sua importância

Para iniciar-mos uma discussão sobre a Natura e sua responsabilidade social é necessário analisar-mos o ISE e sua importância dentro do mercado de capitais.
Já há alguns anos iniciou-se uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seusrecursos. Tais aplicações, denominadas “investimentos socialmente responsáveis” (“SRI”), consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Essa demanda veio se fortalecendo ao longo do tempo e hoje é amplamente atendida por vários instrumentos financeiros no mercado internacional.
NoBrasil, essa tendência já teve início e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE - Índice deSustentabilidade Empresarial.
Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão responsável pelo desenvolvimento do ISE. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.
O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta porações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial.
Tais ações são selecionadas entre as mais negociadas na BM&FBOVESPA em termos de liquidez, e são ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis a negociação.
O maior reflexo e vantagem da adesão ao ISE nas empresas é esta ser reconhecida pelo mercado como empresaque atua com responsabilidade social corporativa, e se preocupa com a sustentabilidade ao longo prazo e com os impactos ambientais de suas atividades.


1.1 Ações Elegíveis para o Índice

Criado no ano de 2005, a partir de metodologia desenvolvida pelo CES-FGV, com o apoio financeiro do IFC, o ISE reúne em sua primeira carteira 33 ações de 28 empresas. As companhias representam 12 setoresda economia. Foram selecionadas entre as 63 que responderam a um questionário distribuído pelos organizadores do índice. No total, 121 companhias, responsáveis pelas 150 ações mais negociadas na Bovespa, receberam os questionários (BOVESPA, 2007).
O índice foi formulado com base no conceito internacional Triple Bottom Line (TBL) que avalia, de forma integrada, dimensões econômico-financeiras,sociais e ambientais das empresas. No âmbito empresarial este modelo tem sido difundido e se tornou popular a partir de 1998 com o livro de John Elkington. O termo Triple Bottom Line é utilizado para refletir todo um conjunto de valores, objetivos e processos que uma organização empresarial deveria focalizar com o objetivo de criar valor econômico, social e ambiental e, através desse conjunto,minimizar qualquer dano resultante de sua atuação. De acordo com esse tripé conceitual, reconhece-se que a sociedade depende da economia e que a economia depende do ecossistema global, cuja saúde representa o bottom line.
A estrutura de avaliação do questionário se divide em dimensões econômicas financeira, sociais e ambientais, que formam o tripé do TBL, mais governança corporativa, aspectos geraise natureza do produto. A dimensão ambiental tem um tratamento diferenciado para as instituições financeiras.
São avaliados dados como divulgação de Balanço Social ou Relatório anual, dimensões da natureza de seus produtos seu consumo e utilização pela companhia e consumidores, dimensões de governança, sua política corporativa ambiental, desenvolvimento de novos produtos sócio-ambientais e...
tracking img