Natura-embalagem ecologicamente corretas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ESTUDO E PESQUISA VALE DO ACARAU- IVA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA
PROFESSORA: VIVIAN ALVES
CURSO: LOGISTICA EMPRESARIAL

CASE LOGISTICA REVERSA – NATURA
RECICLAGEM, SUSTENTABILIDADE E EMBALAGENS ECOLOGICAMENTE CORRETAS

NOVEMBRO/2011

INTRODUÇÃO
Podemos afirmar que a logística é fundamental em uma empresa, ela cuida do planejamento, realiza operações e faz ocontrole das mercadorias nos diversos processos desde sua concepção até o consumidor final.
O Case Logística abordada será sobre a empresa Natura Cosméticos S/A, Logística Reversa, tendo em vista aspectos relacionada à sua gestão ambiental e ao seu modelo de sustentabilidade. Buscando analisar os processos de seus produtos e suas embalagens com ciclo de vida, mas curto, ou seja, embalagensecologicamente corretas, visando com isso entender quais vantagens trazem para a humanidade e para o meio ambiente.
As empresas estão a cada dia acompanhando o ciclo de vida de seus produtos para aumentar ainda mais a eficiência de todo o processo produtivo e observando os impactos que cada fase pode ter no meio ambiente.
Diante do case que será abordado mostrará como a Natura utiliza a logística reversaem sua empresa, em seus produtos e diante da natureza.



Estudo do case
Case Logística Reversa Natura- Reciclagem, Sustentabilidade e Embalagens ecologicamente corretas
É notável que hoje as empresas busquem estar sempre em primeiro lugar, e com a empresa Natura não é diferente, é uma empresa que atua no mercado de cosméticos vendendo produtos inovadores essencialmente produzidos comelementos tipicamente encontrados na flora brasileira.
As atividades da empresa são guiadas por uma forte cultura organizacional e por uma política sócio-ambiental bem consolidada, que prima pelo desenvolvimento sustentável e pela manutenção de um bom relacionamento com a sociedade. Como seus produtos são fabricados com matérias-primas naturais extraídas em grande escala, a Natura possui diversosprogramas, que tem com objetivo a minimização dos aspectos negativos causados à natureza, dentre quais se destacam a grande área de reflorestamento da qual boa parte de seus insumos são retirados.
A Natura atua no mercado aproximadamente há 40 anos e a cada dia lança produtos inovadores e pensando em seus consumidores e no meio ambiente procura sempre oferecer produtos que possam satisfazer asnossas necessidades, pensando nisso possui embalagens recicláveis, embalagens ecologicamente corretas e refis substitutos.
Desde 2001 a empresa preocupada com o ciclo de vida de suas embalagens começou a avaliar os impactos que elas causavam apartir de então começou a utilizar a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), uma ferramenta que qualifica os impactos ambientais dos produtos nas fases deextração de matérias-primas, produção, uso e disposição final. E em 2008 a empresa continuava a evolução positiva de diminuição de impactos ambientais relativo das embalagens Natura, mensurados por esse indicador de ACV por quilograma de produtos faturados. Atingindo seus objetivos através de três fatores:
* Redução de massas relativas e melhor eco eficiência de materiais de apoio comercial, como aRevista Natura, reformulada ao longo de 2008;
* Designs de embalagens que incorpora a preocupação constante de redução de impactos no desenvolvimento dos novos produtos, evidenciando na mudança da especificação da sacola Natura, que passou no início de 2008, a ser produzida a partir de papel 100% reciclados pós-consumo;
* Efeito positivo do mix de produtos vendidos, com o crescimento maisrápido de produtos de menor impacto, como, por exemplo, os sabonetes em barra.
Com o intuito de preservar o meio-ambiente a Natura apresenta a embalagem, o plástico verde o novo refil de sabonete cremoso da Natura, feito de etanol da cana-de-açúcar, matéria-prima de fonte renovável, possui propriedades de idênticas as do plástico petroquímico, com uma redução aproximada de 71% na emissão de...
tracking img