nattynha

7909 palavras 32 páginas
2 FEBRE AMARELA

A FEBRE AMARELA, TAMBÉM CONHECIDA COMO BARBAROSE (BABONIS AMARELUS), É UMA DOENÇA INFECCIOSA TRANSMITIDA POR MOSQUITOS CONTAMINADOS POR UM FLAVIVÍRUS E OCORRE NA AMÉRICA CENTRAL, NA AMÉRICA DO SUL E NA ÁFRICA. NO BRASIL NO PERÍODO DE 1980 A 2004, FORAM CONFIRMADOS 662 CASOS DE FEBRE AMARELA SILVESTRE, COM OCORRÊNCIA DE 339 ÓBITOS, REPRESENTANDO UMA TAXA DE LETALIDADE DE 51% NO PERÍODO. POSSUI DOIS CICLOS DE TRANSMISSÃO: O SILVESTRE (QUE OCORRE ENTRE PRIMATAS NÃO HUMANOS, ONDE O VÍRUS É TRANSMITIDO POR MOSQUITOS SILVESTRES) E O URBANO (ERRADICADO NO BRASIL).

3 HISTORIA A FEBRE AMARELA INFECTOU OS ESPANHÓIS QUANDO SE ESTABELECERAM NAS CARAÍBAS, COMO EM CUBA E NA ILHA DE SANTO DOMINGO E NOUTRAS REGIÕES DA AMÉRICA, MATANDO MUITOS. COLOMBO FOI OBRIGADO A MUDAR A SUA CAPITAL NA ILHA DE SANTO DOMINGO PORQUE O LOCAL INICIAL TINHA GRANDE NÚMERO DE MOSQUITOS TRANSMISSORES QUE INFECTARAM COM A DOENÇA E MATARAM UMA PROPORÇÃO CONSIDERÁVEL DOS COLONOS. DURANTE A REVOLUÇÃO DOS ESCRAVOS NA ENTÃO COLÓNIA FRANCESA DE SANTO DOMINGO, NOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XIX, NAPOLEÃO BONAPARTE ENVIOU 40.000 TROPAS PARA ASSEGURAR A POSSE DA COLÓNIA À FRANÇA. AS TROPAS NO ENTANTO FORAM DIZIMADAS POR UMA EPIDEMIA DE FEBRE AMARELA E A REVOLUÇÃO TRIUNFOU, FUNDANDO O HAITI. A PERDA DE TANTOS SOLDADOS FEZ NAPOLEÃO DESISTIR DOS SEUS SONHOS COLONIAIS NA AMÉRICA DO NORTE. A PRIMEIRA TENTATIVA DE CONSTRUÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ, PELOS FRANCESES NO SÉCULO XIX, FRACAS PASSARAM DEVIDO ÀS EPIDEMIAS DE FEBRE AMARELA. A SEGUNDA TENTATIVA, PELOS ESTADOS UNIDOS, SÓ RESULTOU GRAÇAS ÀS NOVAS TÉCNICAS DE ERRADICAÇÃO DE MOSQUITOS E À VACINA RECENTEMENTE DESENVOLVIDA.

A REFERÊNCIA À FEBRE AMARELA NO BRASIL DATA DE 1685 COM A OCORRÊNCIA DE SURTO EM OLINDA, RECIFE E INTERIOR DE PERNAMBUCO. UM ANO DEPOIS ATINGE A POPULAÇÃO DE SALVADOR, SEGUNDO O HISTORIADOR ODAIR FRANCO. A FEBRE AMARELA FOI REINTRODUZIDA EM

Relacionados