Nathalie Lehns Atividade Individual GP

2381 palavras 10 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: Gestão de Projetos

Título: Internacionalização de uma empresa: Discutindo como lidar de maneira efetiva com os aspectos críticos à partir do escopo do projeto.
Aluno: Nathalie Lehns Franco Silva
Disciplina: Gestão de Projetos
Turma: SP21
Introdução
Esse trabalho tem por objetivo destacar aspectos críticos, e os caminhos para lidar de maneira efetiva, com as distâncias e as diferenças existentes entre as organizações, regiões e culturas mundiais, discutindo como essas distâncias podem ser superadas por meio da internacionalização do escopo do projeto.
Segundo Muller (2008): Um dos benefícios da internacionalização para as empresas é a melhoria que a dispersão geográfica traz ao nível de risco da empresa (GRANT, 1987), basicamente em função da diversificação de seu risco sistêmico, como mostraram RUGMAN (1976), MICHEL e SHAKED (1986), ROWLAND e TESAR (1998) e AGMON e LESSARD (1977), JOLIET e HÜBNER (2003). SHAKED (1986) demonstrou que as MNCs têm um coeficiente beta menor (medida de risco da ação da empresa em relação ao risco geral de mercado), uma menor probabilidade de insolvência e uma menor volatilidade no preço de suas ações comparadas com as empresas de atuação estritamente doméstica.
À medida que mais e mais Organizações se engajam em trabalhos que ultrapassam as fronteiras nacionais, o mesmo acontece com seus projetos. Com acordos como ALCA, UNIÃO EUROPÉIA, MERCOSUL os Governos tendem a estimular ainda mais esta tendência.
Apesar de existirem, a partir de acordos e tratados entre países, atrativos para expansão de diversas empresas que almejam expandir e diversificar sua atuação, o mercado internacional pode ser instável e repleto de oponentes perigosos. A exemplificação dos pressupostos se faz presente para o comparativo prático do conteúdo e relato de quais itens presentes no projeto de internacionalização de algumas empresas para adaptar-se e garantir vantagem competitiva na internacionalização dentro de seu

Relacionados