Natana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A cerimônia de casamento em si mesma está cercada, literalmente, por centenas de costumes diferentes. Não é nossa intenção examiná-los com detalhes, particularmente por variarem tanto de comunidade a comunidade. O essencial da cerimônia, contudo, tem permanecido constante e relativamente imutável por muitos séculos, tanto para os ashkenazim como para os sefaradim, e há certos costumes que sãoencontrados entre todos os judeus de antecedentes tradicionais. 

A cerimônia de casamento é, basicamente, um ato legal que se efetua num ambiente religioso; o que devemos lembrar é que no pensamento judaico não existe separação entre a lei e a religião. A lei "religiosa" judaica abrange o que os outros povos tendem a considerar como assuntos seculares ou civis, neles incluídos contratos e lesõesdo direito alheio. No caso do casamento, estamos nos referindo a um contrato. 

Em concordância com isso, embora a cerimônia em si mesma gire em torno da doação de um objeto de valor, geralmente um anel, feita pelo noivo à noiva e significando uma compensação monetária real, e ainda da leitura de um contrato de casamento com força de união legal, a cerimônia, em si, é chamada de 'kiddushin', quesignifica "santificação". 

Dessa maneira, o que é materialmente uma transação comercial, com uma compensação paga e um acordo por contrato no qual se ingressa na presença de testemunhas, é também, num sentido mais importante, um ato religioso em que o noivo e a noiva mutuamente se santificam e são santificados ao povo judaico, ao qual sua união ajudará a crescer. Finalmente, são elessantificados também ao próprio Criador, que lhes deu, como primeiro de Seus mandamentos, "crescei e multiplicai-vos, e enchei a Terra". 

A cerimônia em si realiza-se numa sinagoga ou, nos dias de hoje, com freqüência num hotel ou sala de recepções, começando com a noiva e o noivo sendo levados por seus pais para baixo da 'chuppá' (uma espécie de toldo cerimonial), na falta de um pode-se improvisar comquatro homens altos segurando um tallit pelas pontas. 

A noiva se não tiver sido casada antes veste branco e porta um véu que é colocado sobre sua cabeça pelo noivo, imediatamente antes da cerimônia. 

Uma vez que o casal está dentro da 'chuppá' é costume a noiva caminhar três, quatro ou sete vezes em torno do noivo, dependendo do costume local. Duas razões são dadas para este procedimento, umaé que a noiva, dessa maneira mostra que o marido será o centro da existência dela; e a outra, mais comumente aceita, é que isso simboliza o fato de que o noivo agora estará rodeado pela luz e pela virtude que só o casamento traz. O 'Shulchan Aruch' diz que é somente por causa da esposa que a casa de um homem é abençoada. 

Após a noiva haver caminhado em torno do noivo, o rabino ou outra pessoaque esteja conduzindo a cerimônia recita um fragmento do Salmo 118 e uma curta bênção. Deve-se notar que, tecnicamente, qualquer judeu instruído pode conduzir a cerimônia de casamento; tal pessoa é chamada de 'm'sadere kiddushin'. Nos Estados Unidos ela é sempre um rabino, de vez que este é autorizado pela lei estadual a celebrar os matrimônios, tornando, assim, desnecessária uma cerimônia civil.Na maior parte da América Latina, é necessária uma cerimônia civil antes que o casamento religioso possa se efetuar, e a pessoa que conduz o serviço religioso muitas vezes não é um rabino ordenado. 

Após a curta bênção o rabino freqüentemente pronuncia um breve sermão, dirigido aos noivos, o qual é por sua vez seguido pela bênção do primeiro dos dois copos de vinho que devem ser bebidosdurante a cerimônia. Em ambas as ocasiões, noivo e noiva bebem do mesmo copo. 

Nesse ponto é que o casamento propriamente dito é efetuado. Primeiro, o noivo paga à noiva um preço de aquisição, sob forma de um anel feito de algum metal precioso. Se não tiver anel, uma moeda serve. Ele coloca o anel no dedo indicador da mão direita da noiva, de vez que esse é o dedo se usa para comprar um objeto,...
tracking img