Natal na finlandia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Natal na Finlândia
As tradições envolvidas na comemoração do natal na Finlândia são antigas, porém vão se renovando ao longo dos anos. O grande personagem de natal é o Papai Noel que reside com sua esposa e as suas renas emKorvatunturi na Lapônia, norte da Finlândia. Korvatunturi pode ser traduzido para "monte com ouvidos" e, segundo o Papai Noel, os ouvidos do monte servem para escutar ospedidos das crianças do mundo todo.
Preparações de natal começam no início do mês
As preparações de natal começam no primeiro final de semana do mês de dezembro que marca o princípio dos Domingos de Advento. Nas janelas de muitas famílias acende-se uma vela nesse primeiro domingo, no segundo acendem-se duas velas e no terceiro três. No último domingo de Advento queimam-se quatro velas, junto àsjanelas, que anunciam o fim da espera e a chegada do Natal.
Em grande parte do país já neva, mas no Sul da Finlândia às vezes espera-se pelo manto branco, até ao início de Janeiro. As luzes natalícias trazem iluminação no meio da época mais escura do ano e ao mesmo tempo lembram os finlandeses do princípio dos rituais anuais de Natal. Há a tradição da compra ou preparação de um calendário de Natal,que conta os dias do primeiro dia de dezembro até a noite de Natal. O calendário feito habitualmente de chocolate goza de grande sucesso no meio dos mais novos, porque tem 24 portas das quais se abre uma por dia. Hoje em dia o calendário natal pode ser acessado pela Internet, por exemplo noKidszone. Esta versão, porém, vem sem os chocolates.
Após o Dia da Independência, 06/12 segue a festa daSta. Lucía no dia 13 de Dezembro. A tradição das festividades no dia da Sta. Lucía vieram da Suécia para a Finlândia e, ainda hoje é comemorado sobretudo pelas cidades e comunidades sueco-falantes da Finlândia. Faz parte da festa escolher a menina Lucía de cada localidade, que é vestida com um vestido branco e coroada com uma coroa de velas. Originalmente Sta. Lucía era uma jovem siciliana que nãoquis casar-se com o homem escolhido pelo pai. Desafiou a vontade do pai e morreu como mártir.
O Natal prepara-se também enfeitando a casa e os arredores com enfeites e luzes. Os enfeites mais tradicionais da Finlândia são as guirlandas de Natal nas portas, as flores de Natal e enfeites feitos à mão. Fazer os enfeites de Natal é por isso uma das actividades mais frequentes nas escolas e nas crechesnos primeiros dias de Dezembro.
Das decorações natalícias o mais importante é a árvore de Natal, normalmente o abeto, que se traz para casa o mais tardar no dia 24. Os mais tradicionalistas cortam a árvore da sua própria floresta, por exemplo na casa de campo. A maioria dos que vivem nas zonas urbanas compram o seu abeto de Natal. Pode-se ver muitos vendedores de árvores naturais nos parques deestacionamento dos supermercados e nos mercados uns dias antes do Natal.
Dia 24 de Dezembro – o dia mais aguardado
Na Finlândia, o dia mais importante da época natalícia é o dia 24 de dezembro. Exatamente ao meio-dia, o secretário municipal da cidade de Turku, no Sudoeste da Finlândia, proclama publicamente o início da Paz de Natal. A mensagem é transmitida a todo o país por rádio, televisão eInternet. A tradição de anunciar a paz de Natal é um antigo costume nórdico que data da Idade Média. Até hoje, o sentimento de paz é mantido na saudação de Natal finlandesa. "Rauhallista Joulua” – “ [Tenha um] Pacífico Natal”.
Após a declaração da paz de natal muitos finlandeses participam na missa de Natal que ocorre na tarde ou no início da noite do dia 24. Umas das partes mais importantes damissa são os cânticos e as músicas natalícias que se cantam durante a missa. Antes do natal muitas igrejas organizam concertos de Natal nos quais  os músicos mais conhecidos da Finlândia cantam os grandes favoritos e clássicos da época. Na tarde de Natal, normalmente antes ou após a missa, os finlandeses visitam os cemitérios e acendem uma vela em memória dos seus familiares. Os cemitérios...
tracking img