Natal é vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Natal é vida
Justificativa - Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem como as meias na lareira, o panetone, o pinheiro, a bola de enfeite, o amigo oculto, opresépio, as comidas típicas dessa data? Qual o significado histórico/religioso do Natal? Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos dastradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.Objetivos – Incentivar as crianças a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas; refletir sobre as mudanças nesta data, o arrependimento, o perdão; valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entreas pessoas; desvincular o natal do comercial, da necessidade do presente.
Fundamentação teórica - Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto, produção coletiva de pequenostextos, cruzadinhas, atividades com alfabeto móvel, pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo
Conteúdos Programáticos - Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus? Reconhecer a importância dasboas ações para nossa vida. Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou. Conhecer os significados dos símbolos natalinos. Por que as pessoas trocampresentes no Natal? E os contos, filmes, sobre o Natal. Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles. Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando doverdadeiro espírito de Natalino.
Recursos utilizados - Desenho livre e de observação, recorte e colagem, origamis, técnicas de pintura, confecção de caixinhas para a troca de presentes, confecção daárvore de natal, ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
Avaliação - Exposição de trabalhos, teatros, danças; analisar as mudanças positivas diante do tema refletido; amigo-secreto;...
tracking img