Natacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NAKAMURA, Oswaldo Fumio. Natação 4 estilos: defeitos e correções. São Paulo. Ícone, 1997.

O livro do professor Oswaldo Fumio Nakamura descreve todos os estilos de nado, “Crawl, costas, peito eborboleta”.
No primeiro capitulo, é abordado o estilo crawl. O livro descreve a posição do corpo, movimentos de braços e de pernas, respiração e os defeitos e correções desse estilo de nado. No estilocrawl, a posição do corpo é horizontal, com movimentos dos braços em dois jeitos (recuperação e tração). Nas pernas os movimentos são flexíveis, com batida forte para baixo. Para respirar, gira-se acabeça para o lado fazendo com que aboca saia da água. Os defeitos do crawl podem ser: “quadris alto, ou baixo, cabeça muito alta ou muito baixa” (p.3). Os defeitos da braçada do crawl: “levar ocotovelo muito baixo e etc.”
Nos movimentos das pernas os defeitos são: ”batida num ritmo lento, batida com elevação excessiva para fora da agua e etc.” Respiração, na mesma acontece os seguintes problemas:“giro retardado, inspiração pelo nariz e etc.” As correções do crawl podem ser: “evitar movimentos zig-zag, exagerar a elevação e extensão do braço à frente do ombro e sentir que o mesmo encosta naorelha, isso faz com que nadador ganhe alguns centímetros em cada braçada.
No capitulo dois, “Costas” o autor dá uma introdução de como é esse tipo de nado. Discorre a posição do corpo, movimentos,respiração e outras. No costas o autor não deixa de descrever os erros e as correções desse estilo. Um dos defeitos citados pelo autor é: “cabeça e pescoço estendido para trás” (p.9). Uma maneira decorrigir esse fato é “nadar com um objeto na testa” (p.10).
O capitulo três, traz como título o estilo peito. Como nos anteriores, o autor descreve esse estilo. Fala sobre a posição do corpo,respiração, coordenação, saída, virada, e movimentos. Na respiração desse nado a “cabeça deve ser elevada o suficiente para permitir a inspiração em seguida, a flexão do pescoço e seu retorno para a agua”...
tracking img