Natação - metodologia de ensino

Páginas: 6 (1472 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
Téc. bruços e mariposa: S. Soares e Vilas-Boas, J.P. (2001). título. Rev. Mundo da Natação (No prelo).

Sequência metodológica para aprendizagem das técnicas de bruços e mariposa
INTRODUÇÃO O bruços e a mariposa são as técnicas de aprendizagem mais complexa no seio da natação pura desportiva. Tal facto parece consubstanciar-se na elevada exigência coordenativa da técnica de bruços e naexigência, mais condicional do que coordenativa, da técnica de mariposa. No ensino de qualquer técnica de nado, mas principalmente de técnicas coordenativamente mais exigentes, é fundamental realizar um trabalho sequencialmente correcto, partindo dos elementos constituintes da técnica que são mais simples e ir realizando pequenos acréscimos até chegar à técnica global. É muito importante, nas progressõespedagógicas, trabalhar as partes sem nunca perder a noção do todo. É exactamente o que propomos com este trabalho. Apresentamos um conjunto de sugestões orientadoras do ensino das técnicas de bruços e de mariposa, a par das quais apontamos os erros que encontramos mais comunmente no desempenho dos alunos das escolas de natação, bem como os respectivos feedbacks prescritivos. Queremos salientar quenão pretendemos referir os erros típicos do nado do bruços e da mariposa referenciados ao nadador de competição, como acontece com a maioria das obras subjacentes à temática da didáctica da natação. É disso exemplo a ausência de referências a erros relacionados com as fases subaquáticas da braçada da técnica de mariposa, dado que preconizamos que o seu aprimoramento só deve ocorrer após aaquisição da coordenação global do nado. Realizamos, ainda, uma série de pequenos apontamentos referentes a aspectos muito práticos do ensino, decorrentes daquelas que consideramos serem as faltas mais comuns na leccionação dos conteúdos da natação.

Soares, S.; Vilas-Boas, J.P.
Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Universidade do Porto.

Comentário final Não queremos deixar desalientar que o trabalho que aqui apresentamos não é mais que uma proposta metodológica para o ensino das técnicas simultâneas. Não se trata de uma unidade didáctica e, muito menos, de um possível plano de aula. Sugerimos uma rota que levará à aquisição da coordenação global (grosseira) da técnica de bruços e de mariposa, ou seja, da aquisição da capacidade de coordenar a acção dos membros superiores,inferiores e respiração. O passo seguinte é o aprimoramento do desenho subaquático da braçada de mariposa.
design/fotografia armando vilas boas

1

PERNADA DE BRUÇOS
Realizar a pernada de bruços, com apoio dos membros superiores numa placa, colocando os pés, n final da recuperação, dorsalmente flectidos e numa posição de maior afastamento que a dos joelh

Feedback
- “pés virados parafora” - “pés afastados e joelhos juntos”

Pernada assimétrica Incorrecta dorsiflexão dos pés no final da recuperação

Pernada assimétrica Incorrecta colocação dos joelhos durante a recuperação

«Pernada de rã» Afastamento exagerado dos joelhos durante a recuperação

Iniciar o ensino da pernada de bruços com exercícios simples como, por exemplo, realizar a pernada sentado no bordo, em posiçãovertical, em posição dorsal, ... Estar atento às assimetrias. Para corrigir pernadas de rã, usar um pull-buoy ou um elástico colocado entre os joelhos ou entre as coxas, consoante o nível de flexibilidade do aluno.

2

PERNADA COORDENADA COM A RESPIRAÇÃO
Realizar a pernada de bruços, com apoio dos membros superiores numa placa, elevando a cabeça para inspirar quando os membros inferioresdobram para recuperar.

Feedback
- “respira rápido” - “pernada para o fundo da piscina”

Inspiração muito longa

Pernada superficial

Depois dos alunos dominarem o gesto, privilegiar, na exercitação, a colocação dos membros superiores ao longo do corpo ou unidos ao nível dos glúteos (com ou sem placa), o que obriga a bacia a afundar e facilita a elevação da cabeça.

3

PERNADA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Natação
  • Trabalho sobre metodologia de natação
  • historico e ensino da natação
  • Metodologia do ensino
  • metodologias de ensino
  • metodologias de ensino
  • Metodologia do ensino
  • Metodologias de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!