Natação adaptada para cegos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NATAÇÃO ADAPTADA PARA CEGOS NA ESCOLA
Resumo
A natação é uma modalidade esportiva benéfica para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos em geral. Para o deficiente visual pode ser um dos melhores meios para a inclusão social e esportiva. Para isso, tanto para o deficiente visual quanto para as pessoas não portadoras da referida deficiência, é necessário trabalhar as etapas defamiliarização ou adaptação, desenvolver habilidades básicas e específicas. Sendo assim, por meio de uma revisão bibliográfica, o objetivo do estudo foi identificar a possibilidade da criança com deficiência visual praticar natação.Os resultados obtidos indicam que o deficiente visual pode praticar esta modalidade de atividade física como qualquer pessoa, desde que sejam realizadas as devidas adaptações.Palavras-Chave: Deficiência visual, Inclusão, Natação.
abstract
Swimming is beneficial sporting activity for the improvement of the quality of life of the individuals in general. To those with visual impairment, it might be one of the best ways for social and sporting inclusion. For that to happen, as much for the people that have the disability as for the ones who don't, it is necessary to workthe stages of familiarization or adaptation, develop basic and specific abilities. Thus, by the means of bibliographic review, the objective of the study was to identify the possibility of thevisually impaired child to practice swimming. This way, it was possible to verify that there are no differences between the teaching of swimming to the visually impaired and to the regular learners, although itdemands an adequate planning, adapted to the necessity of each student.
Key Words: Visual impairment, Inclusion, Swimming.
1.Introdução
Atualmente, a preocupação relacionada à busca de meios para promover a melhoria na qualidade da vida dos indivíduos é constante. Nesse contexto, verifica-se que a prática de qualquer atividade física é benéfica.
De acordo com o Colégio Americano de MedicinaDesportiva (2003), atividade física é definida como o movimento corporal produzido pela contração do músculo esquelético que eleva substancialmente o dispêndio de energia. Por outro lado, o exercício físico é uma subclasse da atividade física e é definido como o movimento corporal planejado, estruturado e repetitivo executado com a finalidade de aprimorar ou de manter um ou mais componentes daaptidão física.
Por outro lado, referindo-se à qualidade de vida é preciso levar em conta alguns pontos a serem considerados. Para o doente, qualidade de vida significa devolver, se não plenamente, aproximá-lo, o mais próximo possível do padrão original antes do adoecer, após uma intervenção (clínica ou cirúrgica). O conceito em questão leva-nos a entender que, além de aspectos objetivos,mensuráveis, deve-se obrigatoriamente incluir aspectos subjetivos que são individuais e mutáveis ao longo da vida de uma mesma pessoa, segundo aponta Fernandes (1996).
Levando-se em conta que segundo Rey (2002) todos os indivíduos portadores de algum tipo de deficiência são reféns de atribuições e configurações sociais que os desconsideram como sujeitos ativos e construtores, é importante buscar meios paraproporcionar ao deficiente visual melhorias na sua qualidade de vida.
Nesse sentido, cabe lembrar que a definição de deficiência visual tem sido revisada constantemente. De acordo com Veitzman (2000) é definida como uma disfunção com alterações funcionais que incluem as limitações de acuidade visual, campo visual, sensibilidade aos contrastes e visão de cores causadas por uma doença ocular, cujocritério foi estabelecido para fins epidemiológicos.
Ainda de acordo com a mesma fonte, a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que a classificação da funcionalidade da visão de um indivíduo será obtida a partir dos valores de acuidade visual no melhor olho, com a melhor correção óptica, classificando a deficiência visual em categorias, que compreendem desde uma perda visual leve até a...
tracking img