Nasp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Os Aldeídos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional aldoxila (-COH) - também chamado de carbonila primária ou terminal - ligado a um radical orgânico. Os aldeídos depequeno peso molecular são utilizados em combustíveis como o diesel, já os de maior peso molecular, que possuem de 8 a 12 átomos de carbono, são muito utilizados na indústria de cosméticos parafabricação de perfumes sintéticos; os Aldeídos aromáticos são aproveitados na produção de pesticidas.
Já Cetonas são compostos que também apresentam carbonila como grupo funcional, porém ligada a dois radicaisorgânicos (carbonila secundária). As cetonas mais utilizadas em nosso cotidiano são a Propanona e a Butanodiona. A Propanona é popularmente conhecida como Acetona. É usada como solvente de tintas,vernizes e esmaltes. Já a Butanodiona é a substância responsável pelo agradável aroma que desprende das pipocas.

















Objetivos
Caracterizar a presença da carbonila emamostras e diferenciar Aldeídos e Cetonas quimicamente.

















Materiais e métodos

1º Teste – Caracterização da carbonila:
Foram dissolvidas duas gotas de amostra(Acetona e Acetaldeído) em 2mL de Etanol absoluto e 2mL da solução de dinitrofenilidrazina (DNPH). Logo em seguida agitou-se a amostra e deixou-se em repouso por 15 minutos. Após o repouso, aqueceu-se aamostra em banho maria.

2º Teste – Ensaios diferenciais:
a) Teste de Fehling
Em dois tubos de ensaio adicionou-se 0,5mL dos reagentes de Fehling A e B. Em seguida, adicionou-se 0,5mL deAcetona e Acetaldeído, separadamente. Após, levou-se ao banho maria.

b) Teste de Tollens
Repetiu-se o item anterior substituindo pelos reagentes de Tollens A e B.

c) Reação comPermanganato de potássio
Repetiu-se o item anterior substituindo por uma solução de Permanganato à 0,1%. Não deixou-se em banho maria.

Descartes:
1ºteste – Resíduos orgânicos ácidos.
2ºteste...
tracking img