nasghjegu

556 palavras 3 páginas
TRABALHO DE GEOGRAFIA

Escola: EMEF IGNEZ MASSAD COLA
PROF: Mara
Aluno: João Gabriel C.V.P Camara

Colômbia
Aspectos físicos
A metade ocidental da Colômbia é dominada pelos Andes, que se dividem em três grandes cordilheiras, a Cordilheira Ocidental, a Cordilheira Central e a Cordilheira Oriental. Entre as cordilheiras estendem-se os vales dos rios Cauca e Magdalena, que fluem para as planícies de baixa altitude ao longo das costas do mar das Caraíbas. As cordilheiras albergam vulcões ocasionalmente ativos, e o ponto mais elevado é o Pico Cristóbal Colón, com 5.775 m. Aspectos humanos
A população da Colômbia é marcada pela miscigenação entre as raças indígenas, negra e branca de origem europeia. A população colombiana é estimada em 44.379.598 (2007).
Mais da metade da população colombiana é mestiça, de ascendência indígena e europeia (58%). Cerca de 20% são brancos, 14% mulatos, 4% negros, 3% cafuzos e 1% indígenas.
Aproximadamente 75% da população vive em cidades, enquanto o restante vive em áreas rura
Aspectos sociais
O país possui a segunda maior população da América do Sul, que é constituída a partir da mistura entre índios, africanos e europeus, sobretudo, espanhóis. A maioria de seus habitantes vive nos principais centros urbanos, que se localizam, majoritariamente, nas áreas próximas ao litoral.
Aspectos econômicos
A economia colombiana é baseada principalmente na agricultura e na pecuária. O país é considerado o terceiro mais rico da América do Sul, perdendo apenas para o Brasil e para a Argentina. Seus recursos naturais são abundantes.
I

nformações gerais

Nome: República da Colômbia.

Brasão:

Capital: Bogotá.

Gentílico: colombiano (a).

Língua oficial: espanhol.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,689 (alto).

Esperança de vida: 72,5 anos.

Mortalidade infantil: 19,1/ mil nasc.

Alfabetização: 92,8%.

Moeda: peso colombiano.

Relacionados