Nascimento, m. l. b. p. a criança concreta, completa e contextualizada: a psicologia de henri wallon. in: carrara, k. (org.) introdução à psicologia da educação: seis abordagens. são paulo: avercamp, 2004, p. 47-69.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NASCIMENTO, M. L. B. P. A criança concreta, completa e contextualizada: a Psicologia de Henri Wallon. In: CARRARA, K. (org.) Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp,2004, p. 47-69.
No capítulo “A criança concreta, completa e contextualizada: A Psicologia de Henri Wallon” pode-se compreender a teoria proposta pelo mesmo que, através da junção entre psicologia epedagogia, ciências complementares, busca observar e entender o desenvolvimento infantil por meio das relações estabelecidas entre a criança e o meio em que vive. Este (o capítulo) tem comoorganizador Kester Carrara e divide-se em seis tópicos que tratam das abordagens sobre Psicologia da Educação, distribuídos em 19 páginas.
Henri Wallon, considerando o indivíduo total e singular,trata do desenvolvimento infantil como algo que se dá através das relações entre a criança, o ambiente e com os outros que compõem este ambiente. A criança tem seus objetivos e, assim, busca maneiraspara atingi-los de acordo com as suas possibilidades.
Concentrando-se na análise do psiquismo humano e interessando-se pela educação, Wallon afirma que a psicologia e a pedagogia sãociências que se complementam, que caminham juntas e se auxiliam no ato de compreender o desenvolvimento infantil; para o estudioso tal desenvolvimento ocorre junto das relações interpessoais, do contatocom o outro e de aspectos culturais, definindo o ser humano como geneticamente social, não por circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna.
Essencialmente, HenriWallon não dissocia o biológico do social, já que tais aspectos também são complementares, havendo reciprocidade entre eles. Pode-se observar a inaptidão da criança ao nascer e seus movimentosimpulsivos. Esta criança depende de alguém que satisfaça suas necessidades. Isso mostra que o meio que a envolve é parte fundamental em seu desenvolvimento.
O médico, em sua teoria, fala não só...
tracking img