Nascimento da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA

A sociologia foi criada em meados do século 19 com intenção de explicar o caos vivido pela sociedade europeia. A industrialização na Europa foi acontecendo de maneiragradativa, e quem fazia parte da sociedade local por fazer parte de um contexto, praticamente não percebeu as mudanças e estavam totalmente entrelaçadas.
Por ter surgido em meio a duas revoluções:Revolução Francesa 1789, e a Revolução Industrial no século XVII. Essas revoluções são fatores importantes da passagem da sociedade tradicional pré-capitalista para a sociedade moderna, fato que provocouintensas e profundas mudanças na sociedade.
A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. Opovo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processode forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. Os ideais políticos (principalmente iluministas) presentes na Françaantes da Revolução Francesa também influenciaram a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.
Iluminismo
O Iluminismo foi um movimentointelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.
Principais iluministas
Osprincipais filósofos do Iluminismo foram: John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo; Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdadede pensamento e não poupava crítica à intolerância religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), mais influente pensador iluminista para a Revolução Francesa ele defendia a ideia de um estado...
tracking img