NAS MALHAS DO PODER ESCRAVISTA: A INVASÃO DO CANDOMBLÉ DE ACCÚ

2550 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
REDE NACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM SEGURANÇA PÚBLICA
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU: “Violência, Criminalidade e Políticas Públicas”

HÉLIO LIMA FEITOSA

NAS MALHAS DO PODER ESCRAVISTA:
A INVASÃO DO CANDOMBLÉ DE ACCÚ

São Cristóvão/SE
2010NAS MALHAS DO PODER ESCRAVISTA:
A INVASÃO DO CANDOMBLÉ DE ACCÚ

Resenha apresentada à disciplina Violência e Grupos Vulneráveis: Religiões Afro-Brasileiras, como requisito de avaliação no curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Violência, Criminalidade e Políticas Públicas - UFS.

HÉLIO LIMA FEITOSA

PROFESSOR: BRICE SOGBOSSI

São Cristóvão-SE
2010
NAS MALHAS DO PODER ESCRAVISTA: A INVASÃO DO CANDOMBLÉ DE ACCÚ

Na publicação, Negociação e Conflito: A Resistência Negra no Brasil Escravista, de João José Reis e Eduardo Silva, em seu terceiro Capítulo, tem-se uma análise documental de expedientes trocados entre autoridades da Bahia oitocentista. Os documentos analisados enfocam um acontecido da época, do qual resultaram muitas consequências históricas acerca das liberdades culturais e religiosas negadas aos escravos africanos e seus descendentes: a invasão, por parte das autoridades locais, a um espaço de prática religiosa dos negros africanos e não africanos, o Candomblé de Accú. Trata-se de pano de fundo para aprofundar investigações acerca das dinâmicas e tensões sociais vividas naquela época, há mostras de como se deram os processos de alargamento e adaptações das religiões e culturas trazidas da África para o Brasil escravista.
O artigo trata da principal forma de controle dos escravos nos idos de 1830: a violência institucional e estrutural. Era esse o método fundamental de autoridade, mas essa não era a única forma de se intentar seu domínio; oscilavam-se as tentativas entre aparentes liberdades e repressão. O escravo seria uma

Relacionados