Narrativa de chiste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NARRATIVA DE CHISTE

O CHISTE (do Esp. Chiste), é um substantivo masculino e é também um dito gracioso que tem como finalidade ser engraçado, se espirituoso. É conhecido como facécia, piada,pilhéria, gracejo..., como o exemplo abaixo

“Graças, chiste, e facécias que movem o riso, são para o tablado da Comédia, e não para o Púlpito”.
(Padre Manuel Bernardes, Os últimos Fins do Homem,p.376).

O CHISTE, chamado de chalaça “picante” ou “engraçada”, é na verdade um dito zombeteiro, um gracejo de mal gosto, um gracejo insolente de caçoada, de zombaria, de picuinha, de provocação, debazófia. A piada é um dito chistoso que centraliza-se entre a graça e a zombaria.
Na estruturação de um texto de chiste, ou na estruturação de uma piada, uma seqüência e revelada, é continua e a outraseqüencia é interrompida, ou seja, há uma ruptura da continuidade, e, nesta ruptura, cabe ao ouvinte ou ao leitor deduzir o que não foi dito mas que ficou subentendido.


EXEMPLO DE NARRATIVA DECHISTE

VELÓRIO

Infelizmente, na cidade de Maringá, falece o marido da professora Zilda. Em solidariedade, o segundo ano de Letras da FAFIPA, a sua classe predileta, vai prestar as últimashonras ao dito defunto e levar suas condolências à inconsolável e mais recente viúva.
Depois de algum tempo no velório, o Rafael e o Cristiano, que não perde uma oportunidade, conversavam:
-Rafa, tá meio parado isso aqui né?
- Tá mesmo.
- Peraí que eu já dou jeito.
Pediu a atenção de todos, pois queria fazer um comunicado, e quando tinha a atenção de todos foidizendo:
- Bom gente, eu não sei se todo mundo aqui sabe, mas os meus pais são do interior da Bahia onde eu já estive várias vezes, e lá é de costume “beber o defunto”, até mesmo como uma maneira dehomenagear o finado. Aí vocês podem me perguntar “o que é isso?”, muito simples a gente faz uma “vaquinha” e compra uma birita, uma cachacinha sabe? pra tomar durante o velório.
Dizendo...
tracking img