Narração, dissertação e descrição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto narrativo, descritivo e dissertativo
Primeiro, o mais importante a se saber é: o que é narrar? Narrar é contar um fato, uma ação, algo que aconteceu. É, pois: “construir um conjunto de ações que constituem a historia- o enredo- e relacionar essas ações de personagens – seres que praticam o ato ou sofrem os fatos.” (AMARAL, p.532, 2003).
Uma narrativa pode ser um simples relato, como, porexemplo, um relatório de uma experiência científica, ou uma narrativa dramática que é constituída por uma situação, uma complicação e uma solução.¹ É importante ficar atento para não confundir o narrador com o autor do texto (escritor). Algumas vezes, o narrador pode aparecer como um personagem, como é o caso da narração em primeira pessoa que cria um efeito de subjetividade. Ou no caso de umanarração em terceira pessoa que o narrador pode assumir duas posições diante do que narra:

1) Ele conhece tudo, até os pensamentos e sentimentos dos personagens. Comenta, analisa e critica tudo. [...] É chamado de narrador onisciente . 2) O narrador também conhece os fatos, mas não invade o interior dos personagens para comentar seu comportamento, intenções e sentimentos [...] criando umsentido de neutralidade. É como se a história se narrasse sozinha. Narrador pode ser chamado de observador.
(FIORIN E PLATÃO. p 138, 1995)

E ainda:

Texto narrativo é aquele que relata as mudanças progressivas de estado que vã ocorrendo com as pessoas e as coisas através do tempo. Nesse tipo de texto os episódios e os relatos estão organizados numa disposição tal que entre eles existe sem umarelação de anterioridade ou posterioridade.
( Idem. p. 289)

Acima foi explicado o que é narração, suas formas e posições, diferenciou os tipos de narradores. Agora, será mostrado outro tipo de texto: A dissertação. Mas, antes veremos uma questão levantada pela autora do livro Comunicação Escrita de Raquel Bahiense: dissertar é a mesma coisa que argumentar?

Dissertação é asua opinição arespeito de algum assunto e diariamente praticamos. Seja em redações escolares , trabalhos universitários, relatórios, etc. [...] Argumentação e dissertação trabalham juntas. Compõem a capacidade de informar ao outro, de maneira clara – com exemplos bem desenvolvidos, objetividade e precisão – o que pensamos.
(BAHIENSE. p.45, 2005)
Com um argumento persuasivo e bem fundamentado, a dissertaçãodeve ser trabalhada com clareza. Trabalha-se uma ideia principal com a sustentação de várias idéias secundárias e apresentação de dados e conceitos.
Em redações de concursos de vestibulares, por exemplo, deve ser seguido um padrão: um parágrafo de introdução, dois ou três de desenvolvimento e um de conclusão. A Objetividade e clareza da argumentação devem caber nesse padrão de formatação. Éimportante lembrar também, que “ ao escever sobre um determinado assunto, deve-se ter o cuidado de determiná-lo, isto í, escolher apenas um aspecto a ser a analisado.”( FARACO e MOURA. p. 99. 2002).
Ao escolher o aspecto a ser analisado de um tema principal, deve ser determinada a estrutura padrão, que é constituída por introdução, desenvolvimento e conclusão. A primeira contém a ideiaprincipal; a segunda contém os elementos que devem ser fundamentada a partir da idéia principal; e a terceira é a retomada da idéia principal que agora deve aparecer de forma muito mais convincente, uma vez que já fundamentada durante o desenvolvimento da dissertação.
Além dessa estrutura padrão que o aluno deve segui, têm outras regras necessárias que podem ser motivos de preocupação para alguns:a Coesão. O fazer-se entender e explicitar o que tenta dizer para que seja compreendido é também um ponto principal de qualquer texto. E a coesão colabora estabelecendo uma relação entre os interlocutores do texto. Como diz Ulisses Infante (1998): “o que se busca não é um texto fechado em si mesmo, impenetrável a qualquer leitura e sim algo que possa servir como veículo de interação entre os...
tracking img