Narcizismo

1951 palavras 8 páginas
Uma das fases da vida humana, compreendida entre os 16 e 24 anos, é conhecida como juventude. Nessa idade, as pessoas passam por profundas transformações, tanto no aspecto físico-biológico, quanto no aspecto psicológico. Esta fase da vida é caracterizada por uma instabilidade e insegurança, em virtude de que ela, de um lado, não se sente mais no mundo infantil, e de outro, ainda não se encontra plenamente adaptado ao mundo adulto.
Essas alterações podem acarretar várias consequências no caráter e na personalidade dos jovens, fazendo com que muitos não consigam atingir uma maior maturidade emocional. Alguns jovens, por não superar determinados problemas, passam a ser narcisistas, posto que, qual o mito de Narciso, ficam se autocontemplando em seu próprio mundo.
O Narcisismo é o traço da personalidade da vaidade do egoísmo, da presunção, ou do egoísmo simples. Aplicado a um grupo social, é usado às vezes para denotar o elitismo ou uma indiferença à situação de outro. O termo Narcisismo se dá devido ao Mito de Narciso, que teve origem na Grécia antiga.
Narciso, na mitologia, era uma pessoa que autocontemplava a sua imagem refletida nas águas plácidas de um rio. Ao contemplá-la, ficou tão extasiado com a beleza da imagem que via que permaneceu embevecido com tamanha formosura. De tanto contemplar e admirar a sua própria beleza acabou caindo sobre a imagem, e morrendo afogado nas águas onde ela era refletida.
Esse mito traz um singular ensinamento, e reflete uma situação que muitas pessoas acabam vivenciando, em função de que, de tanto se idolatrarem, acabam não vivendo uma vida verdadeiramente humana, por se trancarem no próprio Eu.
A maioria de indivíduos tem alguns traços narcisísticos, e os níveis elevados de narcisismo podem manifestar-se como um formulário patológico como o transtorno de personalidade narciso, por meio de que a paciente superestima suas capacidades e tem uma necessidade excessiva para a admiração e a afirmação.
Porém, essa fase de

Relacionados

  • Resenha sobre o texto "O homem do colarinho branco"
    1691 palavras | 7 páginas
  • Boa Noite Gente
    942 palavras | 4 páginas
  • PARADIGMA ETIOL GICO AO PARADIGMA DA REA O SOCIAL
    923 palavras | 4 páginas
  • Biblia gh15
    259865 palavras | 1040 páginas