Narcisismo- Freud e Wallen

2305 palavras 10 páginas
Narciso.
Nome do mito: Narciso.
Origem: Vem da mitologia Greco - romana.
Era um herói do território de Tespias, Beócia.
Características: Famoso pela sua beleza, orgulho e paixão pela própria imagem.
-----------------------------------------------------------------------------------
Grandes filósofos, artistas e historiadores fala sobre narcisismo em freud:
Leonardo da Vinci,1909: Para ele o termo “Narcisismo” aparece pela primeira vez em Freud, para explicar a escolha de objetos em homossexuais. Shreber,1911: Ele propõe como fase de evolução sexual, localizada entre o auto – erotismo e o amor de um objeto. Tabu e Totem, 1913: Ele via o narcisismo de uma forma a ser utilizado para entender o pensamento animista (onipotência de pensamento depositando no seres da natureza, nas magias, por exemplo.
“Um forte egoísmo protege contra o adoecimento, mas, no final, precisamos começar a amar para não adoecer, e iremos adoecer se, em conseqüência de impedimentos, não pudermos amar. (FREUD, 1914, p. 106)”
-----------------------------------------------------------------------------------
Nos mitos antigos, Narciso é um jovem que perambula em profunda na tristeza e desespero à procura de sua irmã gêmea já morta. Um dia, sentado à beira de um lago, olha distraidamente para a água e vê sua imagem refletida. Sem perceber que se trata dele mesmo, apaixona-se pela própria imagem e sente-se reconfortado e feliz. A partir daí, volta sempre ao lago para adorar sua própria imagem, afastando-se de tudo o mais, inclusive da donzela Eco, que o ama apaixonadamente. Certo dia, ao inclinar-se demais sobre as águas, Narciso cai na água e desaparece para sempre. Ao descrever um ser humano que passou a amar só a si mesmo, a antiga lenda grega reflete simbolicamente uma das mais profundas realidades psicológicas, e que existe em todos nós de um modo ou de outro.
O primeiro estudioso a analisar o comportamento narcisista foi o Sigmund Freud. Foi ele também que deu o termo

Relacionados

  • Homossexualidade
    143547 palavras | 575 páginas