Narcóticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Os narcóticos são considerados substâncias e drogas capazes de alterar o estado psíquico e físico de um organismo de várias formas, desde sono e total imobilização até euforia eexcitação. Este entendimento popular da palavra narcótico está assim mais relacionado com os sintomas observados do que com a acção específica das substâncias narcóticas. Na ciência e na medicina, os efeitosnarcóticos de diferentes substâncias são definidos de modo mais exacto baseado na sua estrutura química e nos mecanismos biológicos que exercem alterações no organismo humano.

Um narcótico é umadroga que provoca dependência e reduz a dor, induz o sono e pode alterar o humor ou comportamento. Na medicina, um narcótico analgésico significa opiáceos, que se refere a todas as substânciasnaturais, semi-sintéticas e sintéticas que actuam a nível farmacológico, como a morfina, o principal constituinte do ópio natural. Os opiáceos estão classificados na Lista AMA de substâncias e métodosproibidos como narcóticos. Em alguns países, o nome narcóticos também se refere a cocaína, que quimicamente não é um narcótico. O outro grupo de substâncias, incorrectamente chamadas de narcóticos, é ossimpaticomiméticos. Estes são geralmente as drogas que activam o sistema central nervoso através das acções da catecolamina (adrenalina e noradrenalina) e estão classificados na Lista AMA comoestimulantes. O terceiro grupo consiste em substâncias capazes de produzir alterações psíquicas como aquelas manifestadas no curso da psicose. Estas substâncias chamam-se psicotomiméticos, ou psicadélicos oualucinogéneos. Entre os psicotomiméticos, apenas os canabinóides estão na Lista AMA como um grupo separado de substâncias.

Analgésicos narcóticos são substâncias proibidas no esporte e estãorepresentados pela morfina, petidina e substâncias análogas. São compostos derivados do ópio e que atuam no sistema nervoso central diminuindo a sensação de dor, sendo por esse último efeito o motivo pelo...
tracking img