Nao sei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Geografia do Paraná
Relevo.
O Paraná, à parte as depressões absolutas, configura todas as outras formas de relevo. No conjunto, apresenta uma sucessão mais ou menos harmoniosa de planaltos, cada qual com peculiaridades bem típicas. Tais diferenciações são de ordem topográfica, climática e geológica. De leste para oeste, logo após a planície litorânea, separa- a o dorso pontiagudo da monumentalSerra do Mar. Nela viceja, bastante preservada, a exuberante flora subtropical, dominante nos estados meridionais. Entre outros, sobressaem o pico Paraná com 1962 metros de altitude, ponto culminante não só do Estado rnas de toda a região Sul, e o lendário Marumbi com 1547 metros de altitude. A partir das encostas ocidentais da Serra do Mar, começa o planalto de Curitiba, cuja altitude varia entre850 e 950 metros. Estende-se até a Serra de São Luís do Purunã. Surge aí o segundo planalto, o de Ponta Grossa, formando a região dos Campos Gerais. Em sua aba oriental, vento e chuva esculpiram as famosas formações de arenito de Vila Velha, testemunhas mudas de um longínquo passado geológico do solo paranaense. A altitude média deste planalto, 1188 metros, baixa em seu extremo, às margens do Riolvaí, para 484 metros. Na faixa mais ocidental do Estado, aproximadamente dois terços do território, situa-se o terceiro planalto, o de Guarapuava, que vai morrer nas barrancas do Rio Paraná, onde sua altitude média se reduz a 170 metros. Todo ele é percorrido por extensos rios, o Ivaí, o Piquiri, o Iguaçu, entrecortados de majestosas cachoeiras, destacando-se as famosas Cataratas do Iguaçu. Domaravilhoso Salto das Sete Quedas no Rio Paraná, com 19 saltos e desnível total de 115 metros, tragados pelo lago de ltaipu, restam hoje apenas imagens estáticas ou fugazes, eternizadas pela cinevideofotografia: permitirão às gerações futuras avaliar o preço incalculável pago em belezas naturais à insaciável ânsia de energia do progresso.
A hidrografia paranaense
Os rios paranaenses sãonumerosos e formam várias bacias hidrográficas.
A maior parte de nosso estado é banhado pela bacia do Paraná e seus afluentes e subafluentes. São seus afluentes o rio Paranapanema, o Ivaí, o Piquiri e o Iguaçu.
O rio Paraná é um dos maiores do mundo. Seu nome significa em tupi-guarani "semelhante ao mar". O rio Paraná é formado pelos rios Grande e Paranaíba. Esse rio faz a divisa do Paraná com MatoGrosso e Paraguai. No rio Paraná, há ilhas fluviais, como: Ilha Grande e Ilha dos Bandeirantes. Há também portos fluviais como: Porto Belo, Porto de Guaíra, Porto Mendes, Porto São José, Porto Camargo e Porto Rico. Nele também está situada a hidrelétrica de Itaipú, a maior do mundo. É uma usina binacional, construída pelo Brasil e Paraguai.
O rio Paranapanema, nasce no estado de São Paulo e banha onorte do Paraná, servindo de divisa para os dois estados. Ele apresenta quedas que foram aproveitadas para a construção das hidrelétricas de Xavantes, Capivara, Salto Grande e outras.
O rio Ivaí é o maior rio paranaense, nasce e deságua no Paraná.
O rio Iguaçu abrange a maior parte do sul do estado, tem muitas quedas, o que faz dele o maior produtor de energia elétrica do país. Nasce perto deCuritiba e deságua no rio Paraná, fazendo a divisa com a Argentina.
O rio Piquirí deságua no rio Paraná próximo a cidade de Guaíra.
A bacia do sudoeste são formadas por rios que nascem na Serra do Mar e deságuam no Oceano Atlântico. Alguns deles formam-se no Paraná e banham parte dele. São eles, o rio Ribeira que nasce no Paraná e deságua em são Paulo e os rios do litoral, que são pequenos rios quenascem próximos a Serra do Mar e deságuam no Oceano, entre eles temos o Nhundiaquara, o Guaraçu e o Saí.
Os rios e o lixo das cidades
Os rios tem servido como transportadores de lixo, esgoto, despejo industriais.
Os desmatamentos das margens dos rios, as construções de casas e prédios e o asfaltamento de ruas tem contribuído para aumentar a impermeabilidade do solo e a quantidade de sujeiras...
tracking img