Nao foi eu que fiz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Apresentação
1.1-Histórico
Somos conscientes das facilidades e conforto que essa gama de embalagens nos proporciona, mas é visível o impacto ambiental que causam quando descartadas de maneira incorreta e irresponsável. O nosso propósito é de encontrar um destino útil às garrafas PET, caixas Tetra Pak, isopor, sacolas plásticas, etc.. Surgiu-nos então a ideia de aplicá-las num aquecedorsolar alternativo, em sintonia com nossa preocupação na adoção, sempre que possível, por sistemas ecologicamente corretos. Em consequência dos resultados obtidos, com um projeto extremamente simples e de baixo custo, vimos que poderíamos dar um destino coletivo, implantando o mesmo em residências de famílias com baixa renda e em instituições com fins sociais.
1.2-Finalidade
Comprovarmos deque é possível, com uma reciclagem direta e sem qualquer processo industrial, reutilizarmos essas embalagens (pós-consumo) em projetos sócio ambientais, possibilitando às pessoas com menor poder aquisitivo, terem mais conforto, dignidade, qualidade de vida e economia de energia elétrica. Também nos levar a refletir sobre a responsabilidade que cada um tem na hora de consumir, gerando o mínimo delixo possível e destinando-o corretamente. Reavaliar o nosso estilo de vida, em todas as áreas é fundamental, pois atitudes simples e se adotadas por todos, minimizarão os impactos desastrosos ao meio ambiente e a nossa própria sobrevivência.
Queremos também chamar a atenção, sobre a pouca utilização do sol como fonte de energia térmica no aquecimento de água, num país ensolarado como oBrasil. Não importa o tipo de aquecedor solar que você instale em sua residência ou comércio, há no mercado excelentes sistemas. Além da redução em nossa conta de luz, ao aproveitarmos essa fonte de energia gratuita estaremos dando a nossa contribuição, principalmente nos horários de pico, para aliviar o sistema gerador e distribuidor de energia elétrica, sendo o meio ambiente o maior beneficiado e deforma abrangente.
Acreditamos estar dando, mesmo que pequena, a nossa contribuição para que as pessoas desfrutem dessa energia limpa e gratuita, adotando como filosofia á preservação do meio ambiente, esse ecossistema frágil que não deve ser agredido, sob pena de respostas nada frágeis. Não é possível que sejamos tão imediatistas e irresponsáveis, ao extremo de comprometermos os destinos, nãosó dessa, principalmente das futuras gerações.
2-Como funciona um Aquecedor Solar
2.1-Circulação por termo-sifão
O principio de funcionamento por termo sifão é o que melhor se adapta á sistemas simples, como ao nosso projeto. Desde que, tenhamos a possibilidade de instalarmos o (6) coletor solar com o barramento superior do coletor, ligado ao retorno de água quente (9), sempre abaixodo nível inferior (fundo) da caixa ou reservatório, como indicado no diagrama nº1, sendo o ideal 30 cm o mínimo e no máximo 3 m essa diferença.
Diagrama básico de um aquecedor solar n° 1
Essa diferença de altura é necessária para garantir a circulação da água no coletor, pela diferença de densidade entre a água quente e a fria, sendo que á medida que a água esquenta nas colunas do coletor,ela sobe para a parte superior da caixa ou reservatório pressionada pela água fria, que por ser mais pesada flui para a parte inferior do coletor empurrando á água quente para a parte de cima da caixa.
Mas atenção, para que haja essa circulação autônoma, é necessário que o retorno de água quente, item 9 no diagrama, fique inserido dentro da água da caixa. Efeito idêntico aos aquecedoresconvencionais do mercado, com sistema termo sifão, diferenciando-se apenas nos materiais aplicados na sua fabricação. Esse processo permanece enquanto houver radiação solar.
3-Produzindo os componentes do conjunto.

3.1-Passo a passo sobre a construção do coletor solar.
Sendo o coletor solar responsável direto pelo o bom desempenho de um sistema de aquecimento, o mesmo requer uma...
tracking img