Nanotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Esse trabalho tem como objetivo principal demonstrar a nanotecnologia e suas características, com foco principal na automação, na área da medicina onde a propriamente dita tecnologia se abrange mais.

Listra de ilustrações

Lista de abreviaturas

Sumario

Introdução

Em 1959, um grande físico americano chamado Richard Feynman, em uma palestra para a sociedade americana defísica, apresentou um projeto para uma nova pesquisa, ela era baseada na probabilidade de manipular átomos da maneira que almejarmos. Mas naquela época essa idéia era extremamente avançada. Após 30 anos, a grande idéia de Feynman, se possibilitara a nanotecnologia, denominada assim porque seus componentes costumam ser medidos escala nanométrica (nm).
A questão de Richard Feynman foi: O queaconteceria se pudéssemos mover os átomos? Obteve uma resposta que foi dada pelos cientistas que os manipulam hoje. Segundo os cientistas, através de uma provável manipulação da movimentação do átomo, seria possível construir supercomputadores que caibam no bolso, colocar microssondas para fazer testes sangüíneos dentro do corpo humano, etc. Tudo isso gira em torno de previsões e suposições, as quaispoderão torna-se realidade em aproximadamente uma década.

Figura III (Tabela nanométrica)

Richard Feynman

Nasceu em Nova York e cresceu em Far Rockaway. Desde criança que já demonstrava a sua facilidade com as ciências e com a matemática. Formou-se em Física no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que, graças a John Slater, Julius Stratton e Philip Morse, além de outrosprofessores, era um curso muito conceituado.
Ainda durante o seu curso de graduação, em colaboração com Vallarta, Richard Feynman publica um artigo sobre os raios cósmicos. Outro artigo foi publicado ainda naquele ano, assinado por Feynman somente, sobre as forças moleculares. Juntamente com os seus trabalhos na área de física teórica, Feynman foi um pioneiro na área da computação quântica e introduziu oconceito de nanotecnologia.
Realizou a sua pós-graduação Feynman em Princeton, sede do Instituto de Estudos Avançados, do qual participa Albert Einstein. Lá, fica sob a supervisão de Wheeler, com o qual cria uma teoria de eletrodinâmica clássica equivalente às equações de Maxwell.
A maior contribuição de Feynman à Física foi o desenvolvimento da eletrodinâmica quântica, a qual foidesenvolvida paralelamente por Julian Schwinger e Sin-Itiro Tomonaga. Na década de 50, Feynman trabalha na teoria das interações fracas, e nos anos 60, ele trabalhou na teoria das interações fortes. Também trabalhou na superfluidez do hélio líquido.

Figura I (Richard Feynman (1918-1988))

Desenvolvimento

O que é?

No pé da letra, nanotecnologia significa nada mais do que tecnologia com extremapequenez. Uma estrutura nanodimensionada tem de ser ampliada mais de 10 milhões de vezes para a podermos facilmente apreciar em olho nu. Essa tecnologia tem como potencial usar as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Com o ápice dessa tecnologia, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso,teria também importantes consequências econômicas, sociais, ambientais e militares.
U.S. National Science Foundation “imagine-se o que seria encolher todo o conteúdo da Biblioteca Nacional num dispositivo do tamanho de um cubo de açúcar. Ou então desenvolver materiais dez vezes mais resistentes que o aço e com apenas uma fração do peso.”

Quais os riscos do uso da nanotecnologia?

Da mesmaforma que aconteceu com a informática e os computadores, a nanotecnologia mudará quase todas as facetas da vida diária. Por ser uma tecnologia abrangente em diversos campos, ela teria aplicações comerciais e também militares: seria possível produzir, por exemplo, armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes. A nanotecnologia representa, portanto, incríveis vantagens para a humanidade,...
tracking img